Designer tenta estimular autoestima e aceitação da aparência no Instagram

Em 2019 ganhou força a discussão sobre os impactos do Instagram na saúde mental dos usuários. A diva Madonna chegou a afirmar ao jornal inglês The Sun que a rede é pensada para que as pessoas se sintam mal. O Instagram vem repensando ações, como ocultar o número de curtidas de uma publicação ou banir certos filtros. Psicólogos alertam para a falsa realidade criada nas redes sociais, com fotos extremamente produzidas e até falsas que não apenas enganam as pessoas, mas também despertam emoções negativas, como ansiedade e depressão.

O designer criador de filtros de realidade aumentada para o Instagram Allan Gregório se preocupa com este aspecto e procura produzir recursos que divirtam usuários sem impor ideais estéticos. “Minhas maquiagens se adaptam às cores de pele, por exemplo, eu faço o possível para ser inclusivo sempre”, afirma Gregório. O filtro de maquiagem copia o tom da pele e o reproduz, assim como ele cuida para não criar filtros que possam incentivar a valorização de certas características, brincadeira que mais estimularia a busca por uma cirurgia plástica do que diversão.

Allan sabe que seu trabalho ainda é um pequeno instrumento diante das imagens e mensagens ainda reproduzidas pelos meios de comunicação sobre ideais de beleza, mas ele procura sempre se questionar. “Acredito que exista o papel por parte dos pais e das escolas, ou melhor, da sociedade em geral, de falar mais sobre problemas psicológicos desde cedo, conhecer, lidar e aceitar o corpo”, afirma o designer.

O designer busca trazer discussões por meio do entretenimento. “Como profissional, deixar de produzir algo pode não parar toda uma cultura, mas tento, de alguma forma, trazer conhecimento sobre o assunto para as pessoas que usam meus filtros, é uma forma de entretenimento que se mistura com a realidade”. Allan Gregório explora imagens e a fantasia, com a possibilidade de ter asas, interagir com borboletas e ter efeitos de cores e luzes. Apesar disso, os mais requisitados ainda são os filtros de maquiagem, que Allan faz de tudo para adaptá-los sempre, “Faço filtros de maquiagem para todas e todos”, finaliza o artista.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar