Cinco temperos para cultivar em casa

Se você, assim como a gente aqui no #AfinaMenina, não abre mão de ter sua hortinha e seus próprios temperos, fique atenta às nossas dicas e conheça cinco temperos de fácil cultivo em casa. Se você mora em apartamento, não tem desculpa! Eles também podem ser cultivados em vasos. Confira!

Cebolinha

Saborosa para decorar e temperar pratos quentes ou frios, a cebolinha é um coringa e não pode faltar na sua horta. A planta costuma atingir cerca de 30cm de altura e é fabulosa em sopas, ensopados e assados. Não é uma planta que se dá bem com alimentos durante a cocção, portanto, adicione a cebolinha já no prato ou assim que desligar o fogo. Ela pode ser cultivada em vaso ou em um espaço restrito. Depois de semeada, leva cerca de 15 dias para que comece a brotar. Ela gosta de bastante sol e água com moderação.

 

 

Salsa

É uma rica hortaliça usada como condimento picado em molhos, omeletes, massas, sopas, saladas, carnes, tortas e até lanches. Quando se junta à cebolinha, torna-se o famoso cheiro-verde, presença cativa no prato dos brasileiros. Seu cultivo também é simples, e ela costuma se espalhar por onde é plantada e pode crescer cerca de 75cm ou mais. Depois de semeada, as colheita pode ser aproveitada em cerca de dois a três meses. Escolha um local ensolarado e mantenha o solo úmido.

 

 

Manjericão

Manjericão nem devia ser tempero, mas sim perfume! Pense em uma erva cheirosa e com propriedade repelente! Ele vai bem em qualquer tipo de prato e seu cultivo também é simples. Escolha um local com bastante luminosidade, prepare a terra e semeie. A sua primeira colheita deve acontecer em cerca de dois meses. Mantenha a terra úmida e terá sempre folhas frescas para os seus preparos.

 

 

 

Hortelã

Uma erva que serve tanto para temperos quanto para chás e sucos. A hortelã, erva aromática, é conhecida como calmante e refrescante. Seu cultivo é dos mais simples, sem ser necessário muito traquejo com jardinagem. Prepare a terra e escolha uma área com luminosidade amena e mantenha o solo úmido. A hortelã se multiplica facilmente e se espalha sua raiz, que pode ser podada a cada três meses, caso você queira manter a planta em espaço reduzido. Se ela crescer demais, reparta com seus familiares e vizinhos, pois ela “pega” rapidinho!

 

Alecrim

Alecrim, alecrim dourado… ops… Planta aromática, de fácil cultivo em vasos e jardineiras, é usada como tempero e medicamento, e produz flores que ornamentam ambientes. Para quem não tem tempo para se dedicar à cultura, o plantio de alecrim é uma boa escolha. A planta é tolerante à seca, e pode passar até três dias sem receber regas. Plantios em pequenos espaços, são alternativas que agradam, pois deixa o alecrim sempre à mão para pegar um galhinho na hora de acrescentar no preparo de uma refeição ou de um chá. Invista nele!

 

Agora que você já conhece algumas plantinhas que podem se adaptar ao seu espaço, que tal sair semeando amores e sabores por aí?

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar