Lentes de contato merecem atenção

As lentes de contato são uma ótima opção para correção de problemas oculares (miopia, hipermetropia e astigmatismo), elas são responsáveis para promover mais conforto ao usuário. Por ser um corpo estranho, necessita de adaptação para aqueles que estão iniciando o uso e em períodos de pandemia, é importante redobrar a atenção com relação a higienização para evitar possíveis contaminações.

A médica oftalmologista Keila Prado, detalha que, após um tempo, o paciente acostuma e nem se atenta que está usando lentes. Por isso, sempre importante carregar produto adequado e caixinha e antes de colocar ou remover, a higienização das mãos deve ser feita com cautela.

Limpeza com a solução adequada

As lentes precisam ser sempre limpas antes de colocadas e depois de retiradas dos olhos para evitar que algum micro-organismo se aloje nelas e contamine a região. Para isso, é importante usar a solução apropriada para a limpeza.

Higienizar o estojo adequadamente

Às vezes, as pessoas até se lembram de limpar a lente, mas o estojo no qual elas são guardadas pode ser negligenciado. Ele deve ser limpo todos os dias e trocado a cada 3 meses. Ideal deixar os estojos limpos e secos quando não estiverem com lentes no seu interior.

Lavar as mãos ao colocar ou retirar dos olhos

Esse cuidado é tão essencial quanto a limpeza das lentes e do estojo. Afinal, as mãos podem contaminar as lentes e o estojo. Assim, o ideal é lavar bem as mãos em água corrente e sabão neutro sempre antes de tirar e de colocar as lentes de contato

Evitar coçar os olhos

Por mais úteis que sejam, as lentes precisam ser usadas corretamente. Assim como os óculos, elas têm um ajuste focal adequado à posição das pupilas. Por isso, não se deve coçar os olhos — ou evitar isso ao máximo — para que elas não saiam do lugar.

Além disso, as mãos também podem carregar micro-organismos que contaminarão as lentes de contato, podendo causar infecções nos olhos.

Atente-se à data de validade das lentes

As lentes de contato têm um prazo de validade, que precisa ser respeitado. Esse é o tempo que ela leva para começar a estragar, perdendo, consequentemente, sua eficácia. Algumas lentes de contato duram meses, outras são de uso diário ou semanal. Esse prazo deve sempre ser obedecido, de acordo com as especificações do fabricante e conforme orientação médica.

Remova dos olhos antes de dormir

Muita gente se esquece de retirar as lentes antes de dormir. No entanto, elas não devem permanecer nos olhos por mais de 16 horas por dia. Ou seja, você pode passar o dia todo com elas, mas deve sempre retirá-las antes de dormir. Apesar de algumas lentes permitirem que você durma com elas, você não deve (e não pode) fazer disso uma rotina, pois indivíduos que dormem com as lentes tem 53 vezes mais chance de terem problemas na córnea, como úlceras. O risco é muito alto.

Retire e coloque as lentes com atenção

Muitas pessoas sabem como colocar lente de contato, porém, essa atividade se torna tão rotineira que elas esquecem de alguns pontos importantíssimos nesse processo. É essencial destacar que o cuidado com os olhos e, obviamente, com as lentes de contato, é fundamental para evitar doenças.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar