Escolher perdoar é se libertar

Perdoar não significa considerar correto o que nos fizeram, nem que simplesmente deixamos passar ou nos esquecemos do que aconteceu. Perdoar significa que nos libertamos do passado que nos amarrava, que deixamos de rejeitar esse sentimento e escolhemos a calma de corpo e espírito, dos momentos presentes. Perdoar é retitrar a carga emocional de um acontecimento, e sem carga emocional a experiencia se transforma em aprendizado.

Você deve levar em conta que perdoar alguém é só para você mesmo. Não é para ninguém mais. “Se tenho ressentimento por alguém e digo a mim mesmo que não posso perdoá-lo, nunca conseguirei a paz interior. E quanto mais esta situação se prolonga, maior é o sofrimento”, explica Mariana Sousa, Coach de vida e reprogramadora mental.

Provavelmente haverá quem pense: “é impossível perdoar tal pessoa”. Neste caso não se culpe nem pense “sou um desastre porque não posso perdoá-lo”. Você terá que compreender que te feriram e antes de começar a perdoar será necessário que você aceite  que o perdão é um proceso.

É necessário aceitar a si mesmo. Primeiro perdoamos a nós mesmos. Isto em psicologia é conhecido como autoaceitação. “Primeiro aceitamos que nos feriram e depois nos perdoamos pelo que estamos sentindo. Deste modo conseguimos a autoaceitação e o alívio que nos possibilitará perdoar o próximo” apresenta a Coach.

Algumas crenças podem frear a aceitação e o perdão:

– Se eu perdoasse, eu sairia perdendo;

– A pessoa tem que pagar pelo que fez;

– A dor não desaparecerá a menos que eu me vingue;

– Para proteger-me não devo perdoá-lo.

– Perdoar me torna vulnerável

Por isso, Mariana apresenta alguns passos que podem ajudar nesse processo:

– Procure os motivos daquele ato

Escreva o que fez aquela pessoa que não te permite perdoá-la;

Imagine e escreva os motivos que levaram aquela pessoa a agir de tal maneira.

– Utilize a força das palavras

Coloque em mantra a seguinte declaração: “para minha própria felicidade, calma e liberdade, eu perdoo”.

– Escreva tudo o que você pode agradecer a essa pessoa.

Mesmo que você precise de muito tempo, tente se lembrar do máximo de detalhes possível. Um momento feliz, uma palavra amiga, um presente, tudo isso conta.

– Expresse seus sentimentos

Prepare várias folhas de papel e escreva seus sentimentos por aquela pessoa. Escreva os sentimentos que tinha naquele momento do trauma, expresse sua ira, sua dor, seu pesar. Escreva como quiser, o momento é seu.

Se você tem vontade de chorar, chore. “Chore tudo o que quiser porque depois você se sentirá melhor” comenta Mariana. Quando você achar que já escreveu tudo o que sente, rasgue o papel e jogue no lixo.

A reprogramadora mental finaliza, “Todos os problemas que surgem na vida ocorrem para fazer-nos perceber algo importante. Você tem a força necessária para resolver qualquer problema, o qual ocorre para que você perceba algo importante. Neste momento você tem o poder do perdão”.

Quando temos um problema na maioria das vezes não é algo para resolver e sim algo para entender.

Serviço: Mariana Sousa

Coach de Vida e Reprogramadora Mental

www.marianasousa.com

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar