26 de agosto – Dia Internacional da Igualdade Feminina: presença de mulheres na construção civil cresceu 120% em 12 anos

26 de agosto é o dia que se celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, na França. Esta data comemora as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros.

Em outubro passado, a competência feminina extrapolou os limites terrenos – ou terráqueos, para ser mais preciso –, quando as astronautas Christina Koch e Jessica Meir realizaram a primeira caminhada no espaço composta só por mulheres. A conquista da dupla foi mais uma prova de que não existe papel profissional – seja na Terra ou no espaço – que não possa ser exercido pelas mulheres.

Segundo o IBGE, a presença de mulheres na construção civil cresceu 120% em 12 anos (2007-2019), mas já faz 14 anos que a arquiteta paulistana Bárbara Kemp comanda a Kemp Projetos e Gerenciamento de Obras, empresa que coordena a execução de centenas de trabalhos de engenharia e arquitetura realizados de forma simultânea. Em um ambiente tradicionalmente masculino, Bárbara é o principal pilar da companhia, que fundou ao lado do marido, Rogério Moraes, e que hoje conta com cerca de 150 colaboradores.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar