Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

*por Felipe Felix, analista de Marketing da Provi

Para muitas pessoas, atingir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode parecer quase impossível, um sonho que apenas alguns sortudos por aí conseguem alcançar.

Diversos são os motivos que levam as pessoas a trabalhar cada vez mais e deixar de lado outros aspectos de suas vidas. O desejo de crescer profissionalmente, o medo da demissão, a pressão para atingir metas no trabalho, e, por mais que pareça estranho, até a falta do que fazer no tempo livre.

O fato é que, independentemente do motivo, deixar de cuidar do equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode trazer consequências negativas para nossas vidas — e isso serve para qualquer um dos extremos.

Ao passo que deixar o trabalho tomar conta de todo o seu tempo pode trazer problemas como estresse, piora nos relacionamentos pessoais ou mesmo a famosa síndrome do burnout (afastamentos por burnout cresceram 114,8% no Brasil entre 2017 e 2018), ignorar completamente sua vida profissional também pode levar a problemas como dificuldades financeiras falta de realização profissional.

Embora não exista uma regra padrão que funcione para todas as pessoas na hora de atingir esse equilíbrio, é importante que você dedique algum tempo para refletir sobre o assunto considerando alguns aspectos que serão apresentados agora.

Não idealize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Quando pensamos nesse famoso “equilíbrio pessoal e profissional” parece que isso é algo perfeito e bem definido. Não é.

Não espere pegar as horas do seu dia e dividir exatamente no meio, deixando 12 horas em que você vai estar no seu pico de produtividade e 12 horas em que trabalho não vai nem passar pela sua cabeça — isso dificilmente vai se realizar ou se manter ao longo do tempo.

O importante aqui é ser consciente sobre como você está se sentindo a cada momento e fazer um planejamento realista para equilibrar todas as suas atividades. Muito provavelmente você vai precisar trabalhar mais em alguns momentos, enquanto em outros você vai conseguir parar mais cedo sem se preocupar.

Não deixe que “atingir o equilíbrio” se torne mais uma fonte de ansiedade e estresse para a sua vida, fazendo com que cada dia fora do equilíbrio seja um sofrimento. Você não vai conseguir ter controle total sobre tudo o que acontece na sua vida, então entenda seus limites e necessidades ao longo do tempo para poder achar o equilíbrio no longo prazo.

Encontre um trabalho que faça sentido para você

Todo mundo tem contas para pagar, mas não é por isso que você deve se sujeitar a um trabalho que você odeia por toda a sua vida. Achar um trabalho que satisfaça seus interesses e sentimento de realização profissional é importante para levar uma vida mais leve e feliz.

Aqui também é importante não idealizar essa questão, porque no fim das contas trabalho é trabalho, então não espere que todos os seus dias sejam flores e você atinja extremo prazer em toda e qualquer atividade que apareça na sua frente.

É normal que algumas coisas sejam chatas ou mesmo desmotivadoras, mas você precisa encontrar algo que traga alguma satisfação e senso de sentido para conseguir levar a vida profissional adiante sem que isso acabe com a sua energia ou comece até a prejudicar seus momentos fora do trabalho.

Entenda quais são os seus objetivos

A propaganda do sucesso é algo que conquista muitas pessoas por seu forte apelo“Trabalhe duro e fique rico! Ultrapasse seus limites e ganhe destaque! Deixe os concorrentes para trás e atinja o sucesso!” e coisas do tipo são uma mensagem fácil de encontrar por aí.

Longe de querer diminuir o valor ou a importância do trabalho duro, o ponto aqui é levar você a pensar quais são seus verdadeiros objetivos, o que precisa fazer para alcançá-los e quais são os sacrifícios que você aceita fazer.

Se o seu objetivo é fazer fortuna o mais rápido possível, isso pode mesmo significar uma rotina intensa de trabalho, provavelmente indo além de oito horas por dia e cinco dias por semana. Você está disposto a sacrificar fins de semana e horas de lazer em busca desse objetivo? Se sim, vá em frente, mas tenha consciência das consequências que isso pode trazer para sua saúde física, mental e social.

Agora, se você não quer fazer esse tipo de sacrifício, pode ser que você leve mais tempo para atingir alguma meta profissional. E tudo bem. Não são apenas as pessoas milionárias e em altos cargos profissionais que atingem a felicidade, e você pode encontrar a realização mesmo com um crescimento mais lento. A vida não é só trabalho, então não deixe que ele defina sozinho quem você é.

Evite misturar vida pessoal e profissional

Isso não quer dizer que você deva evitar fazer amizades ou se aproximar de pessoas do seu trabalho, longe disso! Construir laços de proximidade com colegas profissionais pode inclusive ser uma ótima forma de aumentar seu senso de realização no trabalho. Esse ponto é sobre conseguir organizar os diversos momentos da sua vida sem que um interfira no outro.

A chave aqui é comunicação e organização. Entenda quais são as demandas da equipe para poder organizar sua própria rotina e então deixe claro e bem explicado para todas as pessoas com quem você precisa interagir no trabalho em quais momentos você estará ou não disponível — e cumpra essa disponibilidade.

Quando for hora de trabalhar, evite distrações e foque em resolver todos os assuntos pendentes para não gerar gargalos nas suas próprias atividades e até mesmo nos assuntos em comum de toda a equipe ou empresa. Organize sua rotina para aproveitar seus momentos de maior produtividade quando estiver trabalhando.

Da mesma forma, quando estiver fora do horário de trabalho tente desligar completamente os assuntos profissionais e focar em outras atividades. Passe um tempo com sua família e amigos, faça exercícios físicos, leia livros, assista séries, se envolva em qualquer atividade que faça você se sentir bem e não deixe o trabalho entrar no meio disso.

Se você combinou com toda a sua equipe que não vai trabalhar depois de um determinado horário e todos estão bem com isso, tenha certeza de se desligar totalmente. Não fique acessando o email do trabalho, não se envolva em atividades profissionais nem nada do tipo. Vale lembrar: não idealize esse equilíbrio. É claro que podem surgir urgências em que você vai ter que resolver algo fora do horário de trabalho, mas isso deve ser a exceção, não a regra.

Para terminar, o conselho mais importante é: comece. Não queira mudar toda a sua vida do dia para a noite, então invista um tempo para refletir sobre todos os pontos apresentados nesse texto e comece a fazer pequenas adaptações no seu dia para melhorar o equilíbrio pessoal e profissional aos poucos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar