Não usar fio dental pode levar à perda de dentes

Escovar os dentes após as refeições, principalmente antes de dormir, não é suficiente. Escovar da forma correta, usar sempre o fio dental e visitar regularmente o dentista é o que garante saúde bucal. O cirurgião dentista Gustavo Menegucci explica que a falta de higiene e de acompanhamento odontológico podem gerar doenças, até a perda dos dentes. “Observamos em inúmera das vezes que o problema se iniciou como gengivite, pela falta de fio dental e escovação correta, avançou ao estágio de periodontite, o que pode levar à perda de vários dentes, até perda total”, alerta.

Menegucci destaca que a periodontite pode ser genética e que já tratou de pacientes nesta condição, “em alguns casos são hereditários, porém pode ser controlado com visitas regulares ao dentista”. No entanto, a maioria dos casos não são genéticos poderiam ser evitados com cuidados diários, “acomete mais pacientes com dificuldade na higienização e que não visitam o dentista”. Para quem sofre dos estágio mais graves, não resta alternativa a não ser colocar implantes ou próteses para substituir os dentes.

Por ser algo ligado ao acúmulo de placa, raramente atinge os mais jovens, “com o passar dos anos, o acúmulo de placa deve ser controlado pelo profissional”. Os sintomas são gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis, muitas vezes a pessoa apresenta mau hálito e até sangramentos. Nem sempre há dor, o que pode levar o paciente a procurar ajuda em situações extremas.Somente o profissional poderá curar, fazendo a limpeza adequada e receitando remédios.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar