11 estilos que vão denunciar que você foi adolescente na década de 90 – Afina Menina

11 estilos que vão denunciar que você foi adolescente na década de 90

Só quem viveu sabe? Quem viveu nos anos 90 até agora não sabe se essa foi a década mais estilosa ou a mais cafona para os adolescentes!

Com uma variedade de “tribos”, e cada uma com seu “estilo”, a moda naquela época unia peças de diversos guarda-roupas. O resultado nem sempre era tão bonito assim, mas com certeza agradava aos adolescentes.

Vamos relembrar alguns looks que eram febre a uns anos atrás?

Estilo grunge

Influenciados por bandas como Nirvana e Pearl Jam, jovens de todo o mundo se vestiam como se estivessem acabado de passar pelo fim do mundo – e sobrevivido.

Camiseta de banda

Se hoje usamos camisetas de bandas vintage para compor o estilo rock’n roll, nos anos 90 essas bandas estavam no auge! E você só tinha o direito de usar a camiseta se soubesse cantar pelo menos cinco músicas da banda.

Camisa xadrez

 

A camisa xadrez, de preferência com uma camiseta de banda surrada por baixo, era item onipresente do estilo grunge, eternizada pelo ídolo teen Kurt Cobain.

Calça rasgada

 

A calça rasgada era onipresente entre os fãs do estilo grunge, e quanto maior o rasgo, mais estilo você tinha. Outra variação era cobrir os buracos com remendos que se destacassem. Ai, ai…

All Star velho

 

Nada de tênis limpinho! O que o povo grunge amava mesmo era um tênis sujo e surrado, com aparência de velho. Ah, também era permitido pintar e desenhar sobre a parte de borracha do calçado para imprimir sua personalidade.

Estilo clubber

Com a explosão daquilo que hoje chamamos de balada, boate ou casa noturna, os clubes e danceterias dos anos 90 reuniam uma tribo que adorava dançar, batizados de clubbers. Eles eram um tanto quanto coloridos, não?!

Maquiagem neon

 

As cores vibrantes na make eram must have das adolescentes dessa fase, e o ideal era combinar o rosa, o amarelo, o azul, o verde, o vermelho e quantas cores fossem possíveis nas pálpebras.

Choker

 

Nada contras as chokers de hoje em dia, mas para que elas fossem assim, passamos pelas chokers do tipo tatuagem tribal feita de fios de plástico. Era normal usar elas para dormir e tomar banho, mesmo se elas deixassem o seu pescoço preto.

Plataforma

 

Seja para crescer alguns centímetros ou para copiar os looks das Spice Girls, ícones de estilo daqueles anos, as plataformas não podiam faltar em botas, sandálias e até chinelos. E claro, sempre bem coloridos.

Patricinhas & mauricinhos

Inspirados por celebridades como Paris Hilton e as boy bands, adolescentes desajeitados faziam as vezes de adultos cheios da grana para serem populares.

Mechas

 

As mechas bem marcadas, como a da atriz Jennifer Aniston no seriado Friends, que era a febre do momento, eram as mais pedidas nos salões de beleza. A própria atriz admitiu, anos depois, que não achava o visual esteticamente agradável.

Regata justinha

 

O ‘N Sync foi um fenômeno, e não à toa seus looks eram replicados em todo o mundo. Muitos adolescentes entre 15 e 18 anos queria parecer como eles, e nada mais fácil do que uma regata questionável para realizar esse sonho.

Visual preppy

 

Saia de botão, suéter, colete de lã, camisa abotoada, vestido de veludo, sobreposição, meias ¾… Mais engomadinho, impossível! Os looks ficaram para sempre associados às mais altas classes sociais, como a Cher, do clássico As Patricinhas de Beverly Hills.

Vestido tubinho

 

Parte de um visual minimalista, o vestido com alcinhas finas ou sem alças, decote quadrado e curtinho era o must have das festinhas adolescentes. O tubinho também ficou conhecido como revenge dress, e foi usado na primeira aparição pública da eterna princesa Diana após o divórcio.

 

Atire a primeira pedra quem não se reconheceu – ou um irmão, primo, pai, mãe – em um desses estilos. Com certeza hoje você está usando uma versão melhorada de tudo que a moda dos anos 90 proporcionou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *