FUNARTE e UFRJ se unem pela arte – Afina Menina

FUNARTE e UFRJ se unem pela arte

Com diversas oficinas, foco é na capacitação de professores em arte-educação e regência de corals

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Projeto Um Novo Olhar vai disponibilizar oficinas de artes em geral, com ênfase nas artes visuais, online e em várias regiões do país. A iniciativa, cujo lançamento será na quarta-feira, dia 29 de julho, com uma “live”, às 18h, reúne capacitações, em arte-educação para professores da rede pública de ensino, e também em regência coral. A ação integra o Programa Funarte de Toda Gente.

Entre os dias 5 e 6 de agosto, a agenda inclui o Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade, com a participação de especialistas nesses segmentos. As atividades do evento se iniciam online, no canal de vídeo Arte de Toda Gente, no Youtube, com oficinas em arte-educação, com foco total na acessibilidade; e também em regência coral, tendo como norte a inclusão. Em uma segunda fase, todas as ações serão também presenciais, com oficinas para crianças com deficiências.

Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

As três frentes do projeto

A ação possui três frentes distintas, que têm a inclusão como seu principal objetivo comum. A primeira delas, que começará apenas online, dedica-se à oferta de capacitação em arte-educação para acessibilidade, destinada especialmente a professores do ensino fundamental. As atividades começam com o Encontro Um Novo Olhar em Arte/Educação+Acessibilidade, com palestras e mesas redondas online, no qual especialistas tratarão de temas relacionados à arte-educação inclusiva. As atividades acontecerão na forma de “lives”, transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente, que permanecerão disponíveis no no site do projeto www.umnovoolhar.art.br e no canal, a partir do dia 29.

Na sequência, será lançado o primeiro de uma série de sete cursos online destinados a apoiar professores no uso das artes como ferramenta facilitadora no trato da pessoa com deficiência. Para participar, será necessário fazer uma inscrição no site. O acesso às aulas e ao material será dado mediante um login. Cada turma terá até oito semanas para concluir as atividades. Os próximos cursos serão disponibilizados ao longo dos próximos meses e, também, em 2021.

Veja mais  Perda do emprego é preocupação de 6 em cada 10 brasileiros, mostra levantamento da Ipsos

A segunda frente é composta por ações de canto coral – uma das atividades musicais consideradas de maior capacidade inclusiva. Haverá oficinas online de capacitação para regentes de coro infantil, além de material didático – vídeos e partituras de repertório, de compositores brasileiros (especialmente formatado para esses conjuntos). Existirá também conteúdo sobre acessibilidade em música para pessoas com deficiência, de forma a facilitar e tornar as apresentações mais atraentes para esse público. As oficinas serão ministradas por professores da UFRJ, de outras universidades e instituições de ensino e, também, por outros especialistas em canto coral convidados. Aqui, o objetivo é proporcionar uma base de conhecimento e de recursos técnicos para que os participantes possam melhorar e ampliar sua atuação profissional.

Já na terceira frente do projeto, que deve acontecer somente a partir do primeiro semestre do ano que vem, estão previstas oficinas presenciais de regência coral e de arte-educação para professores da rede pública, com foco na acessibilidade. Também serão promovidas oficinas de artes visuais para crianças com deficiência, em diferentes regiões do país. A ideia é incentivar o exercício da arte e trabalhar as habilidades motoras e físicas, estimulando capacidades de percepção, comunicação, expressão e sensibilidade. O desenvolvimento de todo o processo, com a evolução dos trabalhos, será registrado em audiovisual, dando origem a um documentário e um catálogo, para exibição futura.

“Vodcasts”, performances e publicações

 

Paralelamente, e como apoio às demais atividades, serão veiculados pelo site apresentações musicais e performances de artistas com deficiência, de artes visuais e  cênicas e literatura, e “vodcasts” com participação de professores especialistas e outros artistas, em abordagens de temas diversos. Serão feitas também publicações de uma revista sobre a acessibilidade e a arte, e de partituras para canto coral – incluindo a reedição de obras para coro publicadas anteriormente pela Funarte. Como primeira leva de publicações, as revistas Arte/Educação+Acessibilidade+Inclusão e Atualidade do Canto Coral no Brasil: perspectivas, iniciativas e possibilidades e, ainda, o caderno didático Aprimorando meu coro infantil: técnicas e criatividade.

Veja mais  Estresse tóxico infantil: como lidar na pandemia

Parceria estratégica

 

Principal fomentadora, promotora e incentivadora governamental de atividades artísticas no país, a Funarte agrega, na parceria com a UFRJ, conhecimento e capacidade técnica para a execução do projeto Um Novo Olhar, no Programa Funarte de Toda Gente. Uma das principais e mais respeitadas instituições de ensino superior do país, a Universidade – com sua Escola de Música – tem em seu quadro, docentes especializados, não somente em métodos e didática específicos, direcionados a alunos, como também na capacitação de professores e regentes; e no estímulo do desenvolvimento pedagógico e artístico, por meio de oficinas, palestras e preparação de material didático.

A parceria visa a promover políticas sociais públicas que proporcionem a acessibilidade e a inclusão no ambiente cultural. “A arte, tratada pedagogicamente é capaz de construir pontes e estabelecer diálogos, em todas as linguagens”, comenta o Vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, Maestro Marcelo Jardim. “No campo das artes visuais, e das demais, de igual forma, além de todos os benefícios diretamente terapêuticos, trabalha-se a autoestima das crianças. Nesse sentido, utilizando as artes como ferramentas, os professores são capazes de promover uma melhor acolhida às crianças com deficiência no ambiente escolar. Com a capacitação de regentes, o projeto amplia as possibilidades de atuação desses profissionais para melhor atender as crianças e jovens, com o cuidado da acessibilidade e da inclusão, estimulando o fazer artístico como elemento fundamental na formação humana”, conclui o educador.

Serviço:

Projeto Um Novo Olhar

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

CoordenaçãoEscola de Música da UFRJ

“Live” de lançamento: dia 29 de julho, quarta-feira, às 18h, no canal https://www.youtube.com/artedetodagente

Programação e inscrições para as oficinas no site www.umnovoolhar.art.br, a partir do dia 29 de julho, quarta-feira

Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade
Dias 5 e 6 de agosto, no canal Arte de Toda Gente (Youtube).

A partir das 9h50

Ação integrante do Programa Funarte de Toda Gente

Informações sobre editais e outros projetos da Funartewww.funarte.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *