Hepatites Virais: conheça os tipos e saiba como prevenir – Afina Menina

Hepatites Virais: conheça os tipos e saiba como prevenir

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Estima-se que no mundo existam pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C. Além disso, todo ano 1,4 milhão de pessoas se infectam pelo vírus da Hepatite A. A infectologista do Hospital São Vicente, Dra. Vanessa Strelow, explica como se proteger:

HEPATITE A:

            É transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas pelo vírus. A maneira mais eficaz de prevenir a hepatite A é a vacinação. “É possível fazer um exame de sangue para saber se a pessoa já teve ou não exposição a esse vírus e, quando não teve, está indicada a vacinação. Outras medidas de prevenção são higiene de mãos, consumo de alimentos adequadamente higienizados e de água tratada”, afirma.

HEPATITE B:

            É transmitida por relações sexuais desprotegidas e contato com sangue contaminado, como em situações de compartilhamento de seringas ou até mesmo na manicure, caso não tenha havido a correta limpeza e esterilização dos materiais utilizados. Também pode ser transmitida de mãe para filho, caso a mãe tenha a doença e não sejam feitas as medidas de prevenção adequadas.

Veja mais  Conheça as principais novidades em métodos contraceptivos

            A maneira mais eficaz de prevenir a hepatite B é a vacinação. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde para toda a população. “Outras medidas de prevenção são o uso de preservativos, o não compartilhamento de seringas, levar seu próprio alicate e espátula na manicure e se certificar que o seu tatuador não reutiliza tinta e usa agulhas descartáveis. Durante o pré-natal, as mães devem ser testadas e, caso apresentem a infecção, seus bebês receberão uma imunoglobulina ao nascer para evitar a doença”, complementa Dra. Vanessa. Além disso, a testagem e diagnóstico precoces possibilitam o tratamento e evitam a progressão para formas avançadas da doença.

HEPATITE C:

            É transmitida principalmente por contato com sangue contaminado. Menos comumente, pode ser transmitida através de relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas pelo vírus.

            Infelizmente não há vacina contra a hepatite C. Algumas medidas de prevenção são: não compartilhar seringas ou lâminas, usar preservativos, levar seu próprio alicate e espátula na manicure e se certificar que o seu tatuador não reutiliza tinta e usa agulhas descartáveis. A testagem e diagnóstico precoces possibilitam o tratamento e evitam a progressão para formas avançadas da doença.

Veja mais  Não é brincadeira: combate à gordofobia já é realidade em algumas empresas brasileiras

 

Sobre o Hospital São Vicente-Funef

 

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (FUNEF).

Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br

Acompanhe nossa página no Facebook: www.facebook.com/hospitalsaovicentecuritiba

Hospital São Vicente – Funef

Rua Vicente Machado, 401 – Centro – Curitiba/PR

(41) 3111-3000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *