Aprenda a manter o relacionamento durante a crise

Idealizado pela Psicanalista Marileia Rosa e seu marido, o consultor de negócios, Ricardo Chehayeb, o curso “De casal para casal – potencializando seu relacionamento” tem o objetivo de observar os aspectos conscientes e inconscientes de conflitos gerados nos relacionamentos. Realizado em quatro encontros, o curso mostrará formas de criar uma convivência harmoniosa entre o casal, trabalhando o potencial de cada indivíduo, a fim de priorizar o funcionamento da relação. A ideia surgiu depois da psicanalista identificar em sua clínica a demanda por gerenciamento de conflitos conjugais neste momento de isolamento social.

Os problemas conjugais podem surgir por diversos motivos: sexuais, serviços domésticos, trabalho, criação dos filhos entre outros. Os temas das aulas foram pensados a partir do evento que estamos vivendo – a pandemia – que se instalou na sociedade e gerou um grande caos nas relações afetivas, com os filhos, no trabalho, na escola, trazendo à tona conflitos que eram ignorados.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google Brasil, no mês de março, houve um aumento de 82% na pesquisa de “como dar entrada no divórcio?”. Já no mês de abril, o termo “divórcio online gratuito” teve um aumento de 9900%.

Segundo a psicanalista e psicoterapeuta de casais, Marileia Rosa, “durante as crises nos relacionamentos, é possível que se esbarre em muros, como o machismo estrutural, sem perceber. Vejo em meu consultório que muitas queixas das mulheres têm raiz nessa questão. Ele (o machismo) pode ser muito sutil. A mulher se questiona se é possível se libertar, se tem como quebrar este muro que tanto faz sofrer e penaliza as mulheres”, afirma Marileia.

 

Metodologia do curso

 

O curso é pautado na escuta psicanalítica e na relação objetal. Como os casais se formam, quais são as projeções direcionada para cada um dos cônjuges, quais expectativas colocadas na relação.

“O grande diferencial desse curso é que ele foi pensado em conjunto com meu marido, Ricardo. Somos casados há quase trinta anos, temos uma vasta experiência de vida que, inclusive, não foi fácil. Eu montei um formato diferente em que pudesse me aproximar mais das pessoas. Não ser apenas uma profissional técnica falando sobre temas espinhosos para os casais. Somos um casal que já vivenciamos crises e buscamos alternativas, mesmo que na análise pessoal para superar as adversidades que uma relação exige”, afirma a psicoterapeuta.

Ainda em formato piloto, o curso foi aplicado a um casal que obteve muita melhora na comunicação do relacionamento. Para Junior Nascimento, 28 anos, casado há um ano e meio “um casal sozinho, sem ajuda profissional, não costuma saber conversar. Durante a conversa surgem mais brigas do que já existiam e o curso com uma psicoterapeuta mediando ajuda o casal identificar os pontos que precisam ser mudados. Falta maturidade do casal sozinho para conversar e resolver conflitos”, diz Junior, após realizar o curso de casal com Marileia.

O curso será realizado de forma 100% online, pela plataforma Zoom. Com aulas de 2h, a cada quinze dias, sempre aos sábados. O início da primeira turma será na primeira quinzena de agosto. A primeira hora da aula será voltada para colher o material do grupo e, na segunda hora, será de devolutiva por Marileia e Ricardo. O curso tem duração de dois meses, no valor de 4 parcelas de R$300.

 

PARA QUEM É O CURSO?

  • Casais que enfrentam crises recorrentes;

  • Casais com problemas relacionados a sexualidade;

  • Casais com dificuldades nas relações com os filhos interferindo no casal;

  • Casais que estão em harmonia, mas querem saber como mantê-la;

  • Casais que estão pensando em divórcio, mas acreditam na possibilidade de uma nova chance;

  • Casais que se amam, porém divergem em muitos aspectos;

  • Casais com dificuldade de aceitar a personalidade e cultura do outro;

  • Casais que estão bem e desejam continuar tendo um bom relacionamento.

 

COMO O CURSO PODE TE AJUDAR?

  • Desenvolver flexibilidade ao lidar com divergências;

  • Desenvolver amadurecimento psíquico;

  • Empoderamento relacional;

  • Capacitar os casais a buscar recursos internos para solução de conflitos;

  • Vislumbrar novos projetos do casal;

  • Despertar esperança no futuro.

 

Sobre Marileia Rosa

Psicóloga, psicanalista, terapeuta sexual pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e psicoterapeuta familiar e de casal. Marileia também é colaboradora no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, como psicóloga no AMTIGOS (Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual). Já participou de congressos internacionais Portugal, Uruguai, Argentina, Espanha, Itália e Peru. Para mais informações sobre Marileia, acesse o site e suas redes sociais Instagram | Facebook.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar