Sem desperdício! Aprenda a conservar frutas, legumes e verduras com Isabela – Afina Menina

Sem desperdício! Aprenda a conservar frutas, legumes e verduras com Isabela

Sem desperdício! Aprenda a conservar frutas, legumes e verduras com Isabela

Dicas simples ajudam a manter o sabor e nutrientes dos alimentos

Abastecer a geladeira vai muito além de fazer compras no supermercado ou na feira. Após adquirir tudo que deseja da sua lista, é preciso higienizar e guardar corretamente para conservar as frutas, verduras e vegetais, aproveitando todos os benefícios e nutrientes dos alimentos. Pensando nisso, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, dá dicas para conservar alimentos e evitar o desperdício. Confira:

  1. O primeiro passo para conservar frutas, legumes e verduras é a organização. É essencial que você separe os alimentos corretamente para conservá-los por mais tempo. Alguns vegetais e frutas, como a banana e o abacate, emitem etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento. Por isso, cuidado ao colocar alimentos próximos a eles, pois podem ficar maduros rapidamente.
  2. Antes de guardar os alimentos, higienize- Para as verduras, por exemplo, o método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.
  3. Alface, por exemplo, necessita de um armazenamento específico. Depois de higienizar as folhas, guarde-as em potes e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-las na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo, assim o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-as bem sequinhas.
  4. Alguns alimentos, como maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão não precisam ficar armazenados na geladeira, pois suas propriedades ficam mais conservadas se mantidas em temperatura ambiente. Os grãos secos, como feijão, arroz, aveia e quinoa podem ser armazenados em potes herméticos bem fechados, enquanto os tubérculos, como a batata, podem ser guardados em sacos de papel, em local fresco, escuro e seco.
  5. As verduras precisam ficar na última gaveta da geladeira, em embalagens plásticas afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Retire completamente o ar das embalagens antes de fechar. Outra possibilidade para folhas maiores, como as de couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, em maços pequenos.
  6. Para as frutas durarem mais tempo, congele-as para manter seus nutrientes por até 6 meses. Seja em pedaços ou apenas a polpa, as frutas congeladas rendem ótimas vitaminas, sucos e smoothies.
  7. Para congelar os vegetais, é necessário branqueá-los, ou seja, pré-cozer os alimentos antes de armazená-los. Este processo é o correto para manter a textura e o teor nutritivo, que pode ser preservado por mais tempo. Para fazer o branqueamento, basta ferver um litro de água para cada 100 gramas de legumes já descascados e cortados, deixar cozinhar até que fiquem “al dente” e, em seguida, mergulhar o alimento em um recipiente com água e gelo para dar um choque térmico. Depois de frios, embale-os em potes ou sacos plásticos para irem ao refrigerador.
  8. Colocar etiquetas nas embalagens no momento de organização ajudará você a saber a data em que o alimento foi armazenado e a data de validade, dependendo do caso. Separe os produtos em embalagens que possibilitem a retirada do ar, o que evita que micro-organismos se reproduzam.

Agora que você já conhece as dicas, prepare receitas saborosas. O prato principal fica por conta do Espaguete com Camarão Picante, preparado com poucos ingredientes, incluindo o tomate, e pronto em 30 minutos. Já de sobremesa, prepare o Pão Doce Alemão de Maçã, uma receita mais elaborada, que rende 20 porções. Invista em pratos com sabores únicos, afinal, o sabor de família fica.

Espaguete com Camarão Picante

Ingredientes:
Para o molho:
500 g de camarões médios limpos
½ colher (sopa) de Lemon Pepper
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
¼ de xícara (chá) de vinho branco
4 tomates italianos bem maduros picados
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
5 colheres (sopa) de cebolinha picada

Para a massa:
½ embalagem de Espaguete com Ovos Isabela (250 g)
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo:
– Tempere o camarão com o Lemon Pepper e reserve em geladeira para tomar gosto, por 15 minutos. Aqueça uma frigideira grande com o azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o camarão temperado e frite até mudar completamente de cor. Regue com o vinho branco e acrescente os tomates. Adicione o açúcar (para retirar a acidez do molho) e tempere com sal a gosto. Cozinhe até que os tomates comecem a desmanchar. Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e reserve.
– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido. Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho e sirva em seguida.

Dica do Chef: se você gosta de um toque mais picante, use o dobro da quantidade de Lemon Pepper no momento de temperar os camarões.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Pão Doce Alemão de Maçã

Ingredientes:
Para a massa:
2 ovos
125 ml de leite
2 colheres (sopa) de suco de laranja
35g de fermento biológico fresco
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de nata
½ colher (chá) de noz-moscada
2 colheres (café) de sal
650 g de farinha de trigo

Para a farofa:
1 embalagem de Amanteigados Isabela (400 g)
100 g de manteiga

Para a montagem:
6 maçãs sem casca, cortadas em meia-lua fina
Canela em pó, a gosto
½ xícara (chá) de nozes quebradas grosseiramente

Modo de Preparo:
Prepare a massa:
– Em uma tigela, coloque os ovos, o leite, junte 125 ml de água e o suco de laranja. Bata ligeiramente, junte o fermento e desmanche-o. Acrescente o açúcar, a manteiga, a nata, a noz-moscada, o sal e misture até que fique homogêneo. Aos poucos, junte a farinha, misturando bem para incorporar. Transfira a massa para a tigela da batedeira e, usando o gancho, bata em velocidade média por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja lisa e homogênea.
– Acomode a massa em uma assadeira retangular (30cm x 40cm x 5cm de altura), cubra com um pano limpo e deixe descansar ao abrigo do frio até que dobre de volume.

Prepare a farofa:
– Processe os amanteigados e, com as mãos, misture a manteiga até obter uma farofa mais granulosa e reserve.
– Sobre a massa já crescida, disponha as maçãs em camadas, polvilhe com canela e cubra com a farofa. Finalize com as nozes e asse em forno médio (180 °C – 200 °C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja completamente assada.

Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

Sobre a Isabela

Líder em vendas nas categorias de Massas e Biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 29 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 19ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide 2019, segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “O sabor de família fica”, possui mais de 70 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas, os Bolinhos Toons e o biscoito sabor Leite, um ícone da marca. Recentemente, foram lançadas as farinhas de Trigo que compõem a nova linha de produtos da marca, atendendo consumidores e, também, transformadores. As farinhas Isabela têm alta performance e são ideais para o preparo de bolos, pizzas, pasteis, massas frescas, entre outros pratos.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *