Dicas preciosas para transformar o lar em um refúgio perfeito e encarar a quarentena com leveza e bem-estar

Dicas preciosas para transformar o lar em um refúgio perfeito e encarar a quarentena com leveza e bem-estar

Profissionais dão dicas para renovar a energia, mudar a aparência e a atmosfera dos ambientes sem precisar sair de casa

Com novos tapetes, almofadas e quadros, a sala reformada pela arquiteta Karina Korn mudou o astral completamente | Foto: Eduardo Pozella

Antes refúgio perfeito para o descanso depois de um longo dia de trabalho, a casa ganhou múltiplas funções de uma hora para outra. Além da essência do lar, tornou-se home school para as crianças, escritório para os pais, área de lazer da família e o lugar para apreciar o ócio, afinal, ninguém é de ferro.

Em meio ao isolamento social, as residências conquistaram uma nova perspectiva dos moradores, que passaram a valorizar mais o espaço que virou o grande palco das interações sociais – mesmo que virtuais – no último mês.

Neste cenário, um convite: que tal aproveitar o tempo para realizar pequenas transformações capazes de renovar o lar para esse período e preparar os ambientes para a nova fase pós-quarentena que todos esperamos? À frente dessa proposta estão o designer de interiores e apresentador Henrique Freneda e as arquitetas Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, e Pati Cillo, à frente do Pati Cillo Arquitetura.

“Essa época nos propõe ressignificar o valor que damos às nossas casas. Nada mais gostoso que proporcionar novos olhares e pequenas mudanças que proporcionam um impacto muito expressivo ao viver”, defende Henrique Freneda.

Com apenas as lojas online abertas, de forma geral, as grandes compras estão em stand by. Assim, acompanhe as dicas compartilhadas pelos profissionais.

 

1. Mudança no layout

Muitas vezes, uma simples alteração dos móveis já é capaz de compor novos ares no décor. Na sala de estar, experimente trocar a posição do sofá – contanto que não atrapalhe a visão da TV, por exemplo. A mesa de centro pode ser reposicionada para uma das laterais do sofá, liberando espaço para acompanhar uma aula de meditação em um canal do YouTube e assumir outras funções, como receber um arranjo de flores ou uma luminária para uma cena mais intimista à noite. “No jantar, avalie a possibilidade de reposicionar a mesa de forma que a circulação não seja interrompida”, destaca Pati Cillo.

Meditação ganhou um lugar especial na sala | Foto: Pexels

No projeto de Pati Cillo e Luciana Degani, a mesa de jantar foi alinhada com a parede revestida por cerâmicas que lembram tijolos à vista. Quadros dão charme ao local |

Foto: Luis Gomes

2. Aposte em um galery wall para chamar de seu

 

Sugestão de Galery Wall executado por Pati Cillo | Foto: Luis Gomes

 

Todos sabemos que os quadros vestem e proporcionam vida às paredes. Que tal criar um gallery wall? A arquiteta Pati Cillo é fã da possibilidade de escolher quadros de diversos tamanhos e estilos para apostar em posicionamentos simétricos e, até mesmo, assimétricos a fim de expressar nos ambientes os gostos pessoais e artísticos dos moradores. “É possível reunir quadros que estavam espalhados pela casa para compor um espaço próprio e com personalidade. A regra principal é ativar a inspiração. Não tem erro”, salienta Pati Cillo.

Para essa montagem, algumas recomendações valiosas:

  • Considere instalar o quadro em uma altura de 1,60 m do chão;
  • Antes de fixar, a marcação com um lápis é essencial para, depois de colocado, não existir aquela sensação de quadro torto na parede;
  • Simule a colocação dos quadros ao colar papéis – que podem ser aqueles que estão guardados em casa – recortados na dimensão exata e colado com fita adesiva nas paredes;
  • Se não houve uma furadeira para a fixação da bucha e parafuso ou mesmo se a ideia não for furar com prego, fitas dupla face ou ganchos adesivos são soluções práticas para a questão;
  • Apoiar quadros em móveis é tendência e fica perfeito também.

 

​3. Pinceladas de tinta levam alegria para as paredes

Repensar a casa é uma ótima oportunidade para eleger uma parede que receberá novas cores. “Já imaginou sair dos tons mais sóbrios e escolher algo vibrante?”, indaga o designer de interiores Henrique Freneda. “Pintar a casa inteira dá trabalho e o melhor é deixar para a experiência de profissionais especializados. Mas nessas situações especiais asseguro que será uma vivência muito prazerosa”, destaca o profissional. Outra sugestão é fazer um mix de cores, produzindo um esquema de ‘meia parede’.

Ao decidir pela parede que será mudada, a dica é investir em latas pequenas, evitando o desperdício, além de fitas e forração para não manchar o piso. Rolo e pincel devem ser limpos corretamente para serem utilizados em uma próxima vez.

 

Henrique Freneda apostou no azul para esta sala de estar  (Cinza Clássico azulado, da Coral 16BB 27/091) | Foto: Celina Germer

 

4Papel de parede: mudança rápida e de grande efeito

Um dos recursos mais versáteis são os papéis de parede, que podem ser aplicados com os mais diversos estilos. Para aplicar, tutoriais disponíveis no YouTube demonstram o passo a passo para não errar na tarefa. Para comprar sem sair de casa, muitas lojas online não só vendem os modelos como orientam no cálculo do material.

 

Para o home theater deste apartamento, a arquiteta Karina Korn escolheu um papel de parede com estampa urbana, que destaca o arranha céu com grandes prédios presentes na cidade.

Foto: Eduardo Pozella

5. Almofadas, tapetes e porta-retratos têm o poder de renovar o ambiente

Na decoração, alguns elementos são perfeitos para surtir aquele efeito rápido de mudança. “Eu adoro a força que as almofadas evidenciam na decoração”, reflete a arquiteta Karina Korn. Com a versatilidade de ‘trocar as vestes’ rapidamente, as almofadas, além do conforto ao serem colocadas no sofá ou mesmo para efeitos decorativos na cama, podem se destacar pelas cores fortes ou sóbrias graças aos desenhos geométricos ou às características dos materiais. “Caso você não tenha capas para trocar, fica fácil e acessível fazer pedidos em lojas online”, ressalta a profissional.

 

Almofadas e tapetes em tons de azul e cinza se juntam ao trio de mesinhas para revigorar a varanda deste apartamento com projeto de Karina Korn | Foto: Eduardo Pozella

 

Recomendação semelhante vale para o tapete: na possibilidade de trocar – seja por aquele que estava guardado em casa ou por uma nova peça adquirida pela internet –, a sala receberá um novo toque. E como estamos na época do outono – com dias de temperaturas mais agradáveis e de noites geladas, tapetinhos ao lado da cama são perfeitos para o conforto térmico ao evitar que os pés encostem no chão frio.

Porta-retratos também são muito bem-vindos. A quarentena é um convite para rever os álbuns de fotos reveladas e escolher aquela que marcou um momento muito especial para decorar o rack da sala ou mesmo a cômoda do quarto. “Pode ser o caso de substituir alguma dessas imagens ou mesmo adquirir novas peças. É um investimento econômico para o período”, avalia a arquiteta Karina Korn.

 

6. Verde que te quero verde

Gosta de plantas, mas sempre achou que não leva jeito para cuidar? Ou você as tem, mas deixa as espécies no quintal – no caso das casas – ou nas varandas do apartamento? É hora de movê-las para os ambientes do lar, humanizando cada cantinho.

Urban Jungle, tendência millenial que resgata a essência da natureza para as moradas, colabora para essa necessidade tão relevante do ser humano pelo natural. Assim, eleger algumas espécies que já estão em casa é o caminho. “Uma samambaia, por exemplo, merece um ganchinho para pendurar na parede, que ganhará beleza com a folhagem que cai do vaso. É possível também eleger alguns vasinhos para a mesa da sala de jantar, por exemplo”, destaca a arquiteta Pati Cillo.  E para quem teve o desejo despertado, algumas lojas de paisagismo seguem trabalhando no sistema de entregas delivery. Em casa, a dica é seguir com os cuidados no que diz respeito à rega e proporcionar luz natural.

 

Samambaia e outras espécies humanizam a varanda reformada por Henrique Freneda | Foto: João Ribeiro

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar