Mercado de estética cresceu 567% em cinco anos

Especialista afirma que as pessoas buscam cada vez mais saúde e bem-estar, o que impulsiona o setor

Nos últimos cinco anos, o mercado de estética brasileiro cresceu 567%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). De acordo com o levantamento, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil.

“A correria do dia a dia faz com que as pessoas fiquem estressadas, e os cuidados estéticos promovem maior relaxamento, renovando o corpo e a mente. Além disso, cuidar de si eleva a autoestima e evita a depressão, bem como doenças emocionais. Por isso, as pessoas buscam cada vez mais esse tipo de serviço”, afirma a coordenadora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Internacional Uninter, professora Vera Lucia Pereira dos Santos.

Para 2019, as perspectivas de crescimento são de 1,5% a 2% em comparação a 2018, quando o setor movimentou R$ 47,5 bilhões. “É um mercado promissor, que existe desde antes da era cristã e que só cresce. A tendência é que continue ascendendo, com novas criações no mundo da cosmética e farmacêutica para a conservação da pele, aparência jovem e vida saudável. Para obter essa tríade, faz-se imprescindível as habilidades dos profissionais da estética”, explica.

Vantagens do cuidado com a aparência

A humanidade sempre buscou a ‘eternidade’. Como ela é inalcançável, criou-se a conservação do corpo. É o que explica a professora: “A valorização do corpo tem correlação direta com a automotivação, o que impulsiona o ser humano a agir com entusiasmo”.

Já no mundo contemporâneo, a boa aparência está relacionada ao sucesso profissional, pois as pessoas avaliam a expressão visual – seja ela das pessoas com as quais interagem ou dos espaços os quais frequentam. Por isso, o semblante e fisionomia são parte dos bens e serviços que o cliente adquire. “Um profissional com boa aparência cativa o cliente, torna a pessoa mais feliz e disposta a pagar o que lhe foi solicitado. Por meio da beleza, ele traz também uma sensação de segurança e bem-estar”, defende a professora.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar