Como jogos podem adiar o envelhecimento do cérebro

Exercícios que estimulam o cérebro e jogos de raciocínio são alternativas para manter uma vida saudável, prevenir doenças e garantir o bem-estar dos 60+

Os jogos fazem parte da infância de qualquer pessoa. Seja com um quebra-cabeça, uma partida de xadrez ou um jogo de dominó, a prática sempre foi sinônimo de lazer e descontração entre amigos e família. Mesmo com toda a tecnologia atual, eles continuam em alta: o Brasil é líder na América Latina e ocupa o 13º lugar no mundo de desenvolvedores de jogos; tanto eletrônicos como de tabuleiro.

Hoje em dia, os jogos não são apenas instrumentos de entretenimento. A prática pode ajudar a exercitar o cérebro, potencializando a aprendizagem em crianças, estimulando a produtividade de profissionais e, principalmente, mantendo habilidades como memória e raciocínio lógico – garantindo qualidade de vida para idosos de maneira divertida e prazerosa.

Segundo Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA – rede de escolas de ginástica para o cérebro – os jogos contribuem para a estimulação das funções executivas, que trazem sucesso não apenas na construção de habilidades cognitivas, mas também habilidades socioemocionais e a construção da ética e cidadania.

“Os jogos exercitam o cérebro e proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural”, conta a especialista.

Para os 60+, as principais vantagens da prática de jogos são manter o cérebro e a memória ativos, além de serem instrumentos que garantem a socialização entre colegas, o que garante momentos de qualidade de vida e bem-estar; além de prevenir o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

“Jogar exige concentração, memória, estratégia, trabalho em equipe e foco para que se alcance objetivos. Com isso, estimulamos o cérebro, de forma que criamos novas conexões entre os neurônios, ampliando o que os neurocientistas chamam de reserva cognitiva, ou seja, a resistência do cérebro às lesões”, explica a especialista.

Os jogos representam uma das ferramentas utilizadas dentro das academias para o cérebro do Método SUPERA. Nas mais de 400 unidades SUPERA em todo o Brasil, alunos de todas as idades exercitam o cérebro e se divertem com uma variedade de jogos de tabuleiro– cerca de 30 opções diferentes – cada um trabalhando habilidades diferentes.

Com uma metodologia baseada na neurociência, a ginástica cerebral segue os conceitos de novidade, variedade e desafio crescente, em que alunos de todas as idades têm a oportunidade de interagir com jogos de tabuleiro e online; além de outras ferramentas que estimulam o cérebro, como o ábaco e apostilas de exercícios cognitivos.

Maria Santana de Souza tem 71 anos e procurou o curso de ginástica cerebral do Método SUPERA em Londrina (PR) porque já tinha histórico de Alzheimer na família. Com treino e persistência, ela conta que os resultados são surpreendentes.

“Comecei a perceber muitas melhoras na minha memória em pequenas situações cotidianas, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas… Além disso, desenvolvi também minha concentração e autoestima porque em sala de aula eu conheço pessoas novas e faço amigos”, relata Maria.

Valdelice Pereira, de 41 anos, também procurou as aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA em Ribeirão Preto (SP) por orientação médica, após passar por graves problemas de perda de memória. A solução estava em realizar atividades divertidas e que tiram o cérebro da zona de conforto.

“Hoje agradeço muito por ter conhecido esse método, estou cada dia melhor, já consigo lembrar de muitas coisas. Adoro fazer o ábaco, o Sudoku é minha atividade preferida e os jogos me desafiam cada dia mais; principalmente os que trabalham a memória e o raciocínio”, diz Valdelice.

O desenvolvimento de habilidade a partir da prática de jogos também contribui muito para a melhoria da qualidade de vida, fazendo com que as pessoas garantam longevidade de maneira divertida e prazerosa.

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar