Projeto em Florianópolis oferece cursos na área da beleza para detentas

Formações profissionalizantes gratuitas criam oportunidades de trabalho autônomo e geração de renda

O projeto de extensão Doutores da Beleza, promovido pelo curso de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, passará a oferecer, na próxima semana, cursos gratuitos de embelezamento de unhas, sobrancelhas e depilação para detentas do presídio feminino localizado no bairro Agronômica, na Capital.

O foco do trabalho é proporcionar formações que contribuam com a ressocialização gerando oportunidade para que as detentas, daquela unidade, ao concluírem a pena, possam trabalhar de forma autônoma, ou como prestadoras de serviços em salões de beleza, garantindo renda longe da criminalidade. A atividade contribui, também, para a redução da pena.

A primeira turma contará com 20 participantes. Elas farão o curso de “Depilação com linha”, que terá 12 horas de aulas e será ministrado pela professora Silmara Mendes Hoepers, responsável pelo projeto, nas terças-feiras, entre os dias 13 e 27 de novembro, das 13h30 e 17h30.

Além dessa frente de atuação, o projeto Doutores da Beleza oferece, ainda, formações na área de estética para geração de renda de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, principalmente no entorno do Campus da Univali em Florianópolis, abrangendo os bairros Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Ratones, Canasvieiras e Ingleses.

Ao longo do último semestre, na região, foi oferecido o curso de “Embelezamento de Sobrancelhas” e os cursos de “Auxiliar de Cabeleireiro” e “Depilação com Linha”, que encerram-se até o final de novembro. Todos são gratuitos e com taxa de empregabilidade de 90%. Novas turmas, no entanto, serão oferecidas apenas em fevereiro.

As inscrições, para todos os cursos, devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Saco Grande, localizado na Rua Brejaúba, 61, no bairro Monte Verde, em Florianópolis. As aulas ocorrem nas terças e quartas-feiras, nas dependências do Campus da Univali localizado às margens da SC401, no bairro Saco Grande, também na Capital.

Programa, que existe desde 2007, promove voluntariado e capacitação

Levar cuidados estéticos e carinho para pessoas que dificilmente têm ou terão essa oportunidade era o foco principal do projeto Doutores da Beleza, quando foi criado, em 2007, no curso de Estética e Cosmética do Campus Florianópolis.

Ao longo dos anos, a experiência de professores e alunos se transformou em cortes de cabelo, maquiagens e massagens para quem estava em asilos, creches e hospitais de Florianópolis e regiões próximas.

A proposta ganhou novos contornos, em 2012, ampliando sua atuação para a capacitação que permitisse aos participantes ter uma fonte para geração de renda, explica Silmara Mendes Hoepers, professora do curso de Estética e Cosmética da Univali e responsável pelo projeto. Com isso, apenas em 2017, pelo menos, 200 pessoas foram beneficiadas.

Ela relata que quase 30% dos alunos do curso de Estética e Cosmética, do Campus da Univali em Florianópolis, participam das ações voluntárias, que ainda ocorrem e que serão intensificadas entre os dias 1º e 14 de dezembro: “Mesmo as pessoas que trabalham e estudam a semana inteira encontram tempo nos finais de semana para cooperar. Não é fácil, mas é gratificante”, conclui.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar