Dia das Bruxas – Conheça mais sobre esta data e os seus representantes

Bruxos existem e ao contrário dos filmes, pregam o bem e o contato com a natureza.

 

Apesar de ser uma comemoração tradicionalmente americana, o dia das bruxas (ou Halloween) também é celebrado no Brasil e nessa época, uma das fantasias mais procuradas, é a de bruxa, pelo que desperta no imaginário das pessoas. Pouco conhecida e infelizmente vítima de alguns preconceitos, a religião neopagã Wicca é representada por comunidades e bruxos solitários. Repleta de curiosidades, os wiccanianos (como passaram a ser conhecidos) cultuam e acreditam em diversas divindades e energias.

“Acreditamos que tudo o que existe e é vivo, é sagrado e por isso a natureza é a nossa principal fonte de energia e de inspiração. Infelizmente, as pessoas só lembram das Bruxas próximo ao Halloween e sempre nos associam a algo ruim, como magia negra, rituais com animais e coisas que não fazem parte do que pregamos e ensinamos” – pontua Raul, que é Sacerdote de uma Tradição de Wicca que tem raízes europeias, mas se firmou aqui no Brasil.

Os praticantes da Wicca cultuam o Sagrado Feminino e não fazem o uso de sacrifício e nem sangue de animais, aliás, eles não acreditam no diabo! A intenção é sempre preservar a Mãe Natureza e todos as espécies que nela habitam, apenas aproveitando dos benefícios encontrados nela. “Sempre seguimos a verdade do nosso coração e a nossa relação com a religião acontece 24h. por dia, de maneira natural e intrínseca” – pontua.

 

E assim como na maioria das religiões, existem normas e doutrinas a serem seguidas, respeitando datas e calendários. Os sabbats, são celebrações feitas nas mudanças de estação, totalizando oito, durante o ano; os esbats, são as celebrações de lua cheia onde a energia da Deusa Mãe chega em sua plenitude. “Nossos rituais e celebrações tem o intuito ajudar ao próximo e equilibrar o os fluxos do planeta Terra”.

 

Atualmente, a Wicca possui diversos seguidores e adeptos da religião que não discrimina sexo, orientação sexual ou gênero. Para se tornar um Bruxo é preciso se dedicar e estudar bastante, além de estar preparado para seguir a doutrina que prega que tudo é uma troca e que você é responsável por todas as suas ações e por todo o seu destino. E tudo o que você fizer ou desejar, voltará em triplo para você, sejam coisas boas ou coisas ruins. 

Tal religião pode ser praticada em grupo ou individualmente, porém praticar sozinho pode ser um pouco solitário. Faça uma busca próxima de você, existem vários Covens, que são reuniões formais, algumas fechadas e outras aceitam novos membros, onde há troca de conhecimento, energias, muito amor e alegria envolvida. “Além de estudar muito e se dedicar a essa Arte (como gostamos de chamar a Bruxaria), é preciso estar preparado e ser aceito entre os seus pares. E lembre-se que os wiccanianos costumam não divulgar publicamente ser seguidores da Antiga Fé, para evitar qualquer tipo de discriminação; e uma das primeiras ações de um Bruxo é o voto de segredo, que protege seus rituais, a identidade e os mistérios da prática” – finaliza.

Raul Costa é Wiccaniano desde 2000 e faz parte da maior comunidade de esoterismo do Brasil, o Astrocentro. Saiba mais em: www.astrocentro.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar