O suplemento de Colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo, quando há uma redução dessa produção, produtos como o suplemento entram no jogo 

 

Produzida naturalmente pelo corpo, o colágeno é uma proteína que oferece firmeza e elasticidade à pele e pode ser encontrada em alimentos, suplementos alimentares, e, até mesmo, em nutricosméticos.

Wagner Massami Noda, farmacêutico da farmácia de manipulação Pura Essência, explica que o colágeno, também, é essencial para a saúde celular: “Essa proteína mantém células, tecidos e cartilagens firmes, íntegros e saudáveis”.

Quando o corpo diminui sua produção – especialmente a partir dos 50 anos -, é prescrito, por médicos e nutricionistas, o uso de suplementos, tanto em forma de capsulas ou pó, com o intuito de repor a possível falta desse elemento no organismo. “Quando há ausência dessa proteína, os sintomas aparecem: há enfraquecimento dos fios capilares, perda de elasticidade da pele, além dessa se apresentar fina e com aspecto desidratado. Há, também, um enfraquecimento das articulações”, aponta Wagner.

Uma curiosidade apontada pelo farmacêutico é que, o tempo de uso do suplemento é determinado pelo médico: “Não deixa de ser um tratamento, o médico determina, manda a receita e a farmácia de manipulação cria o melhor produto para aquele paciente”.

Wagner Noda explica também que esses suplementos podem ser tomados de duas formas diferentes, seguindo a indicação de um especialista: “Existe a forma de colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno, usada com o intuito de melhorar a firmeza da pele, unhas e cabelos, melhorar a pressão arterial e prevenir osteoporose  -, e a forma de colágeno tipo 2, não desnaturado , indicado para tratar doenças como a artrite”. “O médico indicará o tipo e a dose ao paciente.

A priori, mais de 20 tipos de colágeno são encontrados no organismo, diferenciando-se em relação a função e estrutura. “É parte do funcionamento do nosso corpo. Hoje já existem várias opções manipuláveis de produtos com colágeno, desde balas até dermocosméticos, variando conforme o gosto e necessidade do cliente”, finaliza o farmacêutico.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar