Alimentos que previnem o envelhecimento

Conheça uma lista de alimentos que devem ser incluídos na dieta regular para ajudar na saúde e melhorar a aparênciaO envelhecimento é uma condição natural que ocorre com todas as pessoas, mas ele pode também ocorrer precocemente, fazendo com que a aparência não seja condizente com a idade da pessoa. Em ambos os casos, uma alimentação saudável é determinante para minimizar esses efeitos.

Todos os alimentos contribuem de alguma forma para o organismo garantindo reserva energética e também os nutrientes necessários para o metabolismo. Dessa forma, uma dieta balanceada e diversificada é o primeiro passo para a longevidade e boa aparência.

Alguns alimentos, no entanto, são mais funcionais que outros, o que faz com que tenham mais compostos bioativos e contribuam mais para a saúde. Normalmente são os alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, pois não possuem processamento.

Conhecer quais alimentos que ajudam na longevidade e a evitar rugas, marcas de expressão e manchas na pele, retardando o envelhecimento e mantendo a pele mais jovem por mais tempo é fundamental para que eles possam ser inclusos na dieta.

Veja a seguir quais alimentos possuem essas propriedades e devem ser incluídos na alimentação regular.

Sementes de Linhaça

A semente de linhaça possui componentes que contribuem para a defesa do organismo e também ajudam a retardar o envelhecimento celular, possibilitando uma aparência mais jovem. Esse alimento é rico em ômega 3 que gera diversos benefícios para a saúde.

Tomate

O tomate é um dos alimentos que ajudam diretamente a minimizar os danos causados na pele pela exposição aos raios ultravioleta e também elimina os radicais livres.

Esses benefícios se devem ao licopeno, que diminui ainda os riscos de doença arterial coronária e de diversos tipos de câncer, como o de pele, estômago, pulmões e outros.

Batata-doce

A ingestão de batata doce é indicada porque esse alimento é rico em vitamina C e contribui para minimizar as rugas e aumentar a produção de colágeno. Ela também ajuda no combate ao diabetes e melhora o sistema imunológico devido às características antioxidantes.

Alecrim

Devido a grande quantidade de antioxidantes que possui, o alecrim ajuda a retardar o envelhecimento celular e na eliminação de toxinas. Ele ainda pode ser usado como cicatrizante, antisséptico, relaxante muscular, anti-inflamatório e outros usos.

Vitamina C

A vitamina C é muito conhecida por ajudar em gripes e resfriados, mas essa sustância tem outros usos por ser rica em antioxidantes. Ela ajuda no combate aos radicais livres e também no metabolismo do colágeno, melhorando diretamente as características da pele para deixá-la mais firme e jovem.

Soja

A soja é rica em isoflavonas que é uma substância que ajuda a retardar o aparecimento de rugas. Devido à quantidade de proteínas presente nesse alimento ele também ajuda na aparência da pele, mantendo-a mais firme e elástica.

Abacate

O abacate é outro alimento muito benéfico para retardar o envelhecimento. Por possuir grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas, ácido fólico e vitamina B ele ajuda a controlar os níveis de colesterol e reduzir os níveis de homocisteína.

Minerais

Os alimentos ricos em minerais contribuem para combater os radicais livres, evitar o acúmulo de gordura arterial e também contribui para o funcionamento do sistema imunológico e do cérebro.

Entre os alimentos que devem ser ingeridos estão o cobre, ferro, selênio e manganês e eles podem ser encontrados na água, verduras escuras, abacate, feijão e outros.

Cacau

Um dos benefícios do cacau é ser muito antioxidante, o que ajuda no fluxo sanguíneo e também a adiar o aparecimento de rugas. Mas é preciso ter cuidado em como esse alimento será ingerido, pois chocolates e doces em geral, quando em excesso, podem prejudicar a saúde.

Betacaroteno

O betacaroteno é uma substância que tem características antioxidantes, fazendo com que ela seja benéfica para manter a pele protegida da ação dos radicais livres.

Ele também traz benefícios para a pigmentação e proteção da pele, pois contribui para a produção de melanina. Entre os alimentos que devem ser ingerido estão o mamão, cenoura, tomate e abóbora.

Peixes

Uma alimentação adequada também deve incluir peixes, pois eles são ricos em ácidos graxos e ômega 3 e 6, que são substâncias que o organismo não produz. No retardo do envelhecimento elas ajudam por melhorarem a hidratação da pele, unhas e cabelos.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva, mas apenas o extra-virgem por isso é preciso ficar atenta, possui gorduras monoinsaturadas, ácidos graxos e polifenóis, todas substâncias que vão melhorar a saúde, ajudando a evitar inflamações nas articulações e células.

Couve

Já é conhecido que a couve é um alimento muito rico e que contribui imensamente para a saúde. Entre os nutrientes presentes nela estão as vitaminas C, potássio, ácido fólico, ferro e beta-carotina.

Esse conjunto vai contribuir para manutenção dos nervos e músculos, controlando a pressão arterial e ainda ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.

Alho

O alho possui uma grande diversidade de nutrientes que contribuem para o organismo, como cálcio, potássio, tiamina, riboflavina e ácido fólico, influenciando o controle do aminoácido homocisteína e também contribuindo para o desempenho sexual.

Gengibre

O gengibre é rico em substâncias termogênicas, que são aquelas que contribuem para o metabolismo do organismo ajudando na queima de gordura corporal. Ele também possui gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a prevenção e combate da proliferação de fungos e bactérias.

Ovo

O ovo contribui de diferentes formas para o organismo, pois é rico em ácido fólico, manganês, proteína, ferro, fósforo, potássio, zinco e colina, uma vitamina B. Com tantos nutrientes ele ajuda na redução da fadiga muscular e também a reduzir o colesterol LDL que é prejudicial à saúde.

Com tantos alimentos benéficos à saúde e contribuindo de diferentes formas para retardar o envelhecimento precoce, além de ajudarem a manter a disposição e a beleza, é fundamental manter uma dieta balanceada e rica, que inclua de forma moderada todos os grupos alimentares.

Lembre-se também que outros cuidados são importantes para manter-se mais jovem como praticar exercícios físicos, beber muita água, proteger-se do sol, evita tabaco e álcool e usar creme antissinais de marcas que sejam de confiança.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar