Alimentos que previnem o envelhecimento
Todos os alimentos contribuem de alguma forma para o organismo garantindo reserva energética e também os nutrientes necessários para o metabolismo. Dessa forma, uma dieta balanceada e diversificada é o primeiro passo para a longevidade e boa aparência.
Alguns alimentos, no entanto, são mais funcionais que outros, o que faz com que tenham mais compostos bioativos e contribuam mais para a saúde. Normalmente são os alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, pois não possuem processamento.
Conhecer quais alimentos que ajudam na longevidade e a evitar rugas, marcas de expressão e manchas na pele, retardando o envelhecimento e mantendo a pele mais jovem por mais tempo é fundamental para que eles possam ser inclusos na dieta.
Veja a seguir quais alimentos possuem essas propriedades e devem ser incluídos na alimentação regular.
Sementes de Linhaça
A semente de linhaça possui componentes que contribuem para a defesa do organismo e também ajudam a retardar o envelhecimento celular, possibilitando uma aparência mais jovem. Esse alimento é rico em ômega 3 que gera diversos benefícios para a saúde.
Tomate
O tomate é um dos alimentos que ajudam diretamente a minimizar os danos causados na pele pela exposição aos raios ultravioleta e também elimina os radicais livres.
Esses benefícios se devem ao licopeno, que diminui ainda os riscos de doença arterial coronária e de diversos tipos de câncer, como o de pele, estômago, pulmões e outros.
Batata-doce
A ingestão de batata doce é indicada porque esse alimento é rico em vitamina C e contribui para minimizar as rugas e aumentar a produção de colágeno. Ela também ajuda no combate ao diabetes e melhora o sistema imunológico devido às características antioxidantes.
Alecrim
Devido a grande quantidade de antioxidantes que possui, o alecrim ajuda a retardar o envelhecimento celular e na eliminação de toxinas. Ele ainda pode ser usado como cicatrizante, antisséptico, relaxante muscular, anti-inflamatório e outros usos.
Vitamina C
A vitamina C é muito conhecida por ajudar em gripes e resfriados, mas essa sustância tem outros usos por ser rica em antioxidantes. Ela ajuda no combate aos radicais livres e também no metabolismo do colágeno, melhorando diretamente as características da pele para deixá-la mais firme e jovem.
Soja
A soja é rica em isoflavonas que é uma substância que ajuda a retardar o aparecimento de rugas. Devido à quantidade de proteínas presente nesse alimento ele também ajuda na aparência da pele, mantendo-a mais firme e elástica.
Abacate
O abacate é outro alimento muito benéfico para retardar o envelhecimento. Por possuir grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas, ácido fólico e vitamina B ele ajuda a controlar os níveis de colesterol e reduzir os níveis de homocisteína.
Minerais
Os alimentos ricos em minerais contribuem para combater os radicais livres, evitar o acúmulo de gordura arterial e também contribui para o funcionamento do sistema imunológico e do cérebro.
Entre os alimentos que devem ser ingeridos estão o cobre, ferro, selênio e manganês e eles podem ser encontrados na água, verduras escuras, abacate, feijão e outros.
Cacau
Um dos benefícios do cacau é ser muito antioxidante, o que ajuda no fluxo sanguíneo e também a adiar o aparecimento de rugas. Mas é preciso ter cuidado em como esse alimento será ingerido, pois chocolates e doces em geral, quando em excesso, podem prejudicar a saúde.
Betacaroteno
O betacaroteno é uma substância que tem características antioxidantes, fazendo com que ela seja benéfica para manter a pele protegida da ação dos radicais livres.
Ele também traz benefícios para a pigmentação e proteção da pele, pois contribui para a produção de melanina. Entre os alimentos que devem ser ingerido estão o mamão, cenoura, tomate e abóbora.
Peixes
Uma alimentação adequada também deve incluir peixes, pois eles são ricos em ácidos graxos e ômega 3 e 6, que são substâncias que o organismo não produz. No retardo do envelhecimento elas ajudam por melhorarem a hidratação da pele, unhas e cabelos.
Azeite de Oliva
O azeite de oliva, mas apenas o extra-virgem por isso é preciso ficar atenta, possui gorduras monoinsaturadas, ácidos graxos e polifenóis, todas substâncias que vão melhorar a saúde, ajudando a evitar inflamações nas articulações e células.
Couve
Já é conhecido que a couve é um alimento muito rico e que contribui imensamente para a saúde. Entre os nutrientes presentes nela estão as vitaminas C, potássio, ácido fólico, ferro e beta-carotina.
Esse conjunto vai contribuir para manutenção dos nervos e músculos, controlando a pressão arterial e ainda ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Alho
O alho possui uma grande diversidade de nutrientes que contribuem para o organismo, como cálcio, potássio, tiamina, riboflavina e ácido fólico, influenciando o controle do aminoácido homocisteína e também contribuindo para o desempenho sexual.
Gengibre
O gengibre é rico em substâncias termogênicas, que são aquelas que contribuem para o metabolismo do organismo ajudando na queima de gordura corporal. Ele também possui gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a prevenção e combate da proliferação de fungos e bactérias.
Ovo
O ovo contribui de diferentes formas para o organismo, pois é rico em ácido fólico, manganês, proteína, ferro, fósforo, potássio, zinco e colina, uma vitamina B. Com tantos nutrientes ele ajuda na redução da fadiga muscular e também a reduzir o colesterol LDL que é prejudicial à saúde.
Com tantos alimentos benéficos à saúde e contribuindo de diferentes formas para retardar o envelhecimento precoce, além de ajudarem a manter a disposição e a beleza, é fundamental manter uma dieta balanceada e rica, que inclua de forma moderada todos os grupos alimentares.
Lembre-se também que outros cuidados são importantes para manter-se mais jovem como praticar exercícios físicos, beber muita água, proteger-se do sol, evita tabaco e álcool e usar creme antissinais de marcas que sejam de confiança.