O segredo da mente criativa

Dinâmica de brainstorming aliada a elementos visuais é capaz de elucidar problemas complexos e gerar grandes insights.São Paulo, setembro de 2018 – De que maneira a criatividade é despertada no cérebro humano? Na prática, é comum associar esta qualidade com características como independência de pensamento, persistência, curiosidade e inconformismo. Mas, apesar do termo ser compreendido de forma simples, entender as suas origens tem sido um dos grandes dilemas a ser solucionado por estudiosos ao longo dos anos.

Diante deste cenário, destaca-se uma abordagem que exerce um papel eficaz na estimulação de uma mentalidade criativa. Trata-se do brainstorming visual.

Originalmente, o brainstorming procura criar um espaço descontraído e de troca de experiências sem julgamentos entre uma equipe com o objetivo de elucidar questões específicas. Por ter sido idealizada por um publicitário norte-americano, a “tempestade cerebral” (em tradução livre) apresenta ligação com os segmentos de Publicidade e Marketing. No entanto, ela tem o poder de ajudar pessoas de qualquer nicho, desde que estejam dispostas a pesquisar, discutir ideias e encontrar respostas.

De acordo com Renato Gangoni, CEO da Spin Design, multinacional brasileira que transforma processos corporativos e padrões mentais através de mapas visuais, o brainstorming é benéfico para o ambiente corporativo por ser um canal aberto de encorajamento e integração de uma companhia em prol de um propósito em comum. “Acontece que muitas dinâmicas de brainstorming falham em dar sustentação às ideias que ali surgem. Muitos insights aparecem, mas o que efetivamente será transformado em ação? É por isso que é fundamental enriquecer todo tipo de reunião que busca encontrar caminhos para um problema específico com recursos visuais que apoiem firmemente as resoluções encontradas”, diz o executivo.

Entre as vantagens da técnica, o especialista ressalta os seguintes pontos:

Soluções ágeis – por conta de ser em grupo, as respostas demandam menos tempo para serem desenhadas.

Aproximação entre liderança/equipe – o relacionamento entre líder/equipe é determinante para o funcionamento de um projeto e o brainstorming visual iguala a voz dos profissionais durante a exposição de ideias sem elementos de julgamentos ou interrupções, o que os aproxima.

Clima organizacional positivo – a metodologia incentiva a participação de todos e por consequência melhora o clima organizacional, pois cria nos colaboradores uma sensação de valorização e pertencimento.

Produtividade – o sentimento de valorização criado pelo protagonismo envolvido na técnica, incentiva o profissional a melhorar, expor ideias funcionais e estudar formas de colaborar para o crescimento da companhia.

Evolução da comunicação – um dos desafios nos negócios é a comunicação dos membros. Mas, por meio da metodologia visual a troca de ideias, informações e experiências é imprescindível.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar