O Chocolate age como antioxidante, ajuda até a prevenir rugas e pode ser utilizado como fonte de energia para atividades físicas

Chocolates estão na lista de compras da Páscoa, mas devem conter no mínimo 85% de cacau

É muito difícil resistir aos Ovos de Páscoa, até mesmo um regime pode ficar em segundo plano nesta época. Para quem não dispensa os chocolates, a boa notícia é que o alimento que vem do cacau é rico em flavonóides e os meio amargos, compostos pelas chamadas catequinas, ajudam até a prevenir rugas, atuam como antioxidante e combatem o envelhecimento das células.

Como nesta época o consumo é bem maior, a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Cosmiatria e Envelhecimento bem-sucedido, explica que o ideal é consumir o chocolate amargo (preto) e se possível com 85% de cacau. “Este alimento é rico em vitaminas, minerais, é saudável, diferente do ao leite e do branco, que possuem alto teor de açúcar, gordura e são extremamente calóricos”, diz.

O chocolate deve permanecer na lista de compras, segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), 69% dos brasileiros pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa.

Dra. Edith Horibe conta que a melhor forma de combater os radicais livres é incluir na dieta alimentos antioxidantes. A alimentação da pele começa de dentro para fora, ou seja, a solução pode estar no que a pessoa consome diariamente. “Um dos motivos para o envelhecimento da pele são os radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo que em condições normais, encarrega-se de neutralizá-las”.

Nutritivo e saboroso, o chocolate é composto de proteínas, gorduras, cálcio, magnésio e vitaminas do Complexo B. Essa delícia com cara de vilão estimula o funcionamento do cérebro, diminui infartos e derrames e é um ótimo aliado em tratamentos de beleza faciais e corporais.

De acordo com a médica, o consumo diário de até 40 gramas de chocolate, que possua mais de 55% de cacau em sua composição, taxa encontrada com maior facilidade nos chocolates amargos, consegue controlar os radicais livres do organismo. “Esta funcionalidade do chocolate reduz as concentrações do colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e retarda o processo de envelhecimento celular”, esclarece.

Mesmo os diabéticos não precisam se privar dos chocolates na Páscoa. A Dra. Edith Horibe lembra que os Diet não contêm açúcar e podem ser consumidos de forma moderada. E para quem não quer engordar, os chocolates Light possuem menos gordura que os convencionais. “É importante praticar uma atividade física, por exemplo, uma caminhada para manter a forma e não ficar arrependido de ter degustado alguns chocolates a mais na Páscoa”, conta a médica.

E como a alimentação influencia na oleosidade da pele, já que alguns alimentos estimulam a produção de secreção pelas glândulas sebáceas, como no caso do período da Páscoa, devido o chocolate ser um alimento gorduroso, pode ocorrer a acne.

A médica recomenda uma boa limpeza e hidratação da pele, peelings, microdermoabrasão, máscara calmante e é importante estimular a produção de colágeno com cosmecêuticos à base de Vitamina C, DMAE, entre outros, hábitos que devem ser adotados. E explica que não se deve espremer as espinhas e sim tratá-las.

“As pessoas não precisam passar a Páscoa em branco, basta diminuir o consumo de chocolates e até optar por ovos menores”, finaliza a Dra. Edith Horibe.

Clínica Horibe

Endereço: Rua Afonso Brás, 525, cj. 61 – Vila Nova Conceição

Telefone: (11) 3842-0744

www.clinicahoribe.com.br

Facebook: facebook.com/clinicahoribe

Twitter: www.twitter.com/clinicahoribe

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar