A vez deles brilharem, os espumantes

por Cassiana Gonçalves

E chegou a vez deles brilharem, os espumantes são  os preferidos das festas de final de ano. Não é que eles só possam ser consumidos nesta época, mas a grande maioria dos brasileiros ainda acha que sim!!

E você sabe a diferença entre espumantes, frisantes, proseccos e champagnes? Então vamos contar a vocês. O espumante é um vinho com gás-carbônico fermentado naturalmente. Ele pode ser elaborado por dois processos, o champegnoise ou tradicional em que o espumante é fermentado na própria garrafa dando origem a produtos cremosos, mais intensos e o charmat que fermenta em tanques de inox e são mais frescos.

Os Champagnes também são espumantes, mas este nome só pode ser usado em produtos originários da França, na região de mesmo nome. O mesmo acontece com os Cavas que são da região de Penedés da Espanha e os Astis produzidos na Itália.

Os Proseccos normalmente são italianos, mas algumas vinícolas aqui no Brasil também usam em seus rótulos. E os frisantes, são vinhos que também tem gás, mas muito menos que um espumante, normalmente são bem mais leves, nesta denominação você pode encontrar os lambruscos.

Agora que você já sabe as diferenças é só procurar o que melhor encaixa ao seu paladar.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar