Heloisa Schurmann destaca o Brasil na Conferência dos Oceanos da ONU na França

Com mais de 40 anos no mar, Heloisa leva a voz brasileira para debates globais sobre os oceanos em Nice

Com uma trajetória marítima que ultrapassa quatro décadas, Heloisa Schurmann, líder da iniciativa brasileira Voz dos Oceanos, chega a Nice, na França, para participar como painelista convidada em três eventos da Conferência dos Oceanos da ONU (UNOC). A presença de Heloisa reforça o protagonismo do Brasil na discussão global sobre a preservação dos oceanos, tema crucial para o equilíbrio climático e a saúde do planeta.

Aos 79 anos, Heloisa é um ícone da navegação mundial: primeira brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro com a família, ela completou três circum-navegações e está atualmente em sua quarta, prevista para terminar em novembro de 2025. A expedição Voz dos Oceanos, que já passou por cerca de 100 localidades em mais de 10 países da América, Oceania e Ásia, tem como missão mapear a presença de plástico e microplástico nos mares, além de divulgar iniciativas locais de preservação marinha.

Durante a conferência, Heloisa compartilhará relatos vivos e urgentes sobre os desafios enfrentados pelos oceanos, fruto da experiência acumulada desde agosto de 2021, quando a tripulação iniciou a expedição a bordo do veleiro sustentável Kat, atualmente navegando pela Indonésia. Ela destaca que, “no final dos anos 1990, em Henderson Island, percebemos pela primeira vez a invasão de resíduos plásticos vindos de diferentes partes do mundo. Nas duas décadas seguintes, vimos essa poluição crescer e sufocar nossos oceanos. Há quatro anos, com a Voz dos Oceanos, seguimos encontrando plástico e microplástico, mas também ideias e soluções inspiradoras”.

Nos três painéis em que participará, Heloisa abordará temas como políticas de combate à poluição plástica, o papel da sociedade civil brasileira na conexão entre oceanos e clima, e ações locais que inspiram mudanças globais. Entre os eventos, destaca-se o painel “From Nice to Belém: Brazilian civil society invites the global ocean community to discuss the ocean-climate nexus”, que apresentará a Casa Vozes do Oceano, espaço imersivo que será o epicentro oceânico na COP30, em Belém do Pará.

A iniciativa Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann, é reconhecida mundialmente por sua atuação em defesa e recuperação dos oceanos, que regulam o clima e produzem mais da metade do oxigênio do planeta. Com apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), a expedição tem um impacto global, unindo ciência, educação, inovação e startups para promover a conscientização e ações concretas.

A participação de Heloisa Schurmann na Conferência dos Oceanos da ONU reforça a importância do Brasil no cenário internacional e inspira a sociedade a se engajar na proteção dos mares, essenciais para a vida na Terra.

Este conteúdo foi elaborado com dados fornecidos pela assessoria de imprensa da Voz dos Oceanos.

Quer saber mais sobre as ações da Voz dos Oceanos e acompanhar a cobertura da conferência? Deixe seu comentário e compartilhe este post para fortalecer a voz brasileira na defesa dos oceanos!

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 100 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar