Com pressa? Saiba por que a pressa pode ser a maior inimiga da sua comunicação

Entenda como a pressa afeta a clareza e a eficiência da comunicação no trabalho e descubra estratégias simples para melhorar suas relações profissionais

A pressa, tão comum no dia a dia moderno, pode estar sabotando a sua comunicação, especialmente no ambiente profissional. Essa reflexão foi destaque na palestra “Comunicação como ferramenta de alta performance (para quem tem pressa)”, apresentada por Giovana Pedroso, especialista em comunicação e oratória, durante o Gramado Summit 2025, em Gramado (RS). Com base em dados do Project Management Institute (PMI) de 2019, que indicam que 64% das empresas brasileiras enfrentam falhas de comunicação, Giovana alerta para os prejuízos que esses ruídos podem causar, tanto financeiros quanto de imagem.

O cenário atual é marcado por múltiplos canais de comunicação, muitas vezes sem uma política clara de uso, e por profissionais que confundem o tempo em frente às telas com descanso, gerando um ambiente de trabalho ansioso e acelerado. “Ouvir um áudio na velocidade 2x do WhatsApp virou padrão. E é um olho no WhatsApp, outro na tela do notebook e os ouvidos no colega que ali do lado chamou para o café. Menos foco, menos paciência e mais pressa”, explica a especialista.

Esse sentimento constante de urgência faz com que as mensagens percam clareza e empatia. Na pressa, não se escolhe o melhor canal para enviar uma mensagem importante, nem se avalia se a ideia foi construída de forma simples e direta para ser rapidamente compreendida. Além disso, as emoções e o contexto das pessoas envolvidas na comunicação são frequentemente ignorados, o que compromete ainda mais a eficácia da troca de informações.

Mas a boa notícia é que melhorar a comunicação não exige grandes investimentos. Giovana Pedroso sugere algumas estratégias de custo zero que podem fazer toda a diferença:
– Evitar jargões técnicos quando o público não é especialista;
– Usar canais que transmitam a voz, como ligações ou áudios, para mensagens complexas ou carregadas de emoção;
– Revisar as mensagens lendo em voz alta ou pedindo a um colega para confirmar se o conteúdo está claro;
– Considerar as emoções do público ao se comunicar.

Essas práticas simples ajudam a minimizar os estragos causados pela pressa e promovem relações mais saudáveis e produtivas no ambiente de trabalho. “Eu não posso pedir para você não sentir a pressa, mas está nas nossas mãos fazer algo para minimizar os seus estragos. E se puder, vá devagar”, conclui Giovana.

Queremos saber: você já percebeu como a pressa impacta sua comunicação? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude a construir um ambiente de trabalho mais consciente e eficiente!

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 74 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar