Nutra bem as plantas: sua saúde só tem a ganhar

A nutrição das plantas está diretamente relacionada à saúde humana, já que as plantas são fontes da grande maioria dos nutrientes comprovadamente essenciais ao homem.

É público que os homens e os animais obtêm todos os nutrientes de que necessitam para sua sobreviência por meio dos alimentos. Estes, por sua vez, são reflexo da fertilidade dos solos em que foram produzidos.

Para que o organismo humano tenha acesso a alimentos com adequado conteúdo de nutrientes, a pesquisa desenvolveu diferentes técnicas para promover o manejo eficiente da adubação, com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos nutrientes pelas plantas.

De alguns anos para cá, ganhou notoriedade a técnica chamada biofortificação, que seleciona variedades melhoradas de plantas para aumentar o teor nutricional na sua parte comestível.

Várias estratégias isoladas, ou em conjunto podem ser adotadas objetivando a biofortificação dos alimentos:

a) seleção de variedades que apresentam naturalmente maiores teores de minerais, vitaminas ou compostos promotores de saúde na parte comestível;

b) práticas de manejo de adubação;

c) manipulação genética por meio de biotecnologia.

A deficiência nutricional é reconhecida mundialmente como um problema sério, e a biofortificação é uma alternativa viável para garantir a saúde da população, principalmente por combater as carências nutricionais na raiz do problema, ou seja, no campo, onde são produzidos os alimentos.

Na análise de Valter Casarin, engenheiro agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), “essas ações têm sucesso graças a interação do setor agrícola com profissionais de outras áreas, como medicina, ciência de alimentos, nutrição, educação, educação física, economia doméstica, entre outras”. Um primeiro passo, por assim dizer, é desfazer os preconceitos equivocados e esclarecer à sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na agricultura e na saúde da população.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar