Você conhece os diferentes tipos de sal?

Ai meus sais!

Na hora de cozinhar, não pode faltar aquela pitadinha especial de tempero, mas o sal, que também é um tempero, deve ser levado em conta na hora de incrementar o seu prato.

Existem diferentes tipos de sal, um para cada paladar. Mas na hora de escolher o sal, você sabe mesmo o que está comprando?

Vamos ajudá-la a conhecer os mais diferentes tipos de sal para você saber que não são todos do mesmo saco.

Sal de cozinha ou refinado

O mais conhecido e mais utilizado para o preparo de alimentos, esse sal passa por um processo que retira impurezas e que leva junto consigo boa parte de seus minerais. Ele é rico em iodo, que ajuda a combater várias doenças, como o bócio e o hipertireoidismo. O ideal é consumir com moderação.

Sal grosso

Muito utilizado em churrascos, o sal grosso faz jus ao nome, com seus grãos maiores e mais grossos. Muito utilizado em banhos de descarrego e para tirar o mau olhado e livrar das energias negativas de ambientes. Ele não passa pelo processo de refinamento e isso mantém a maioria de seus nutrientes, no entanto, ele também recebe iodo em seu processo de produção.

Sal marinho

O sal marinho, de sabor mais marcante, não passa por nenhum processo de refinamento, por isso é considerado mais saudável e seus grãos são maiores do que os do sal refinado. Ele é apenas moído. Ele é obtido por meio da evaporação da água após ser retirado do mar. Ele possui quase a mesma quantidade de sódio do que o sal de cozinha.

Sal do Himalaia

Extraído nos entornos das cordilheiras do Himalaia, o sal rosa ou do Himalaia é considerado um dos mais puros e saudáveis para o nosso organismo. A sua coloração rosada é justamente devido à grande concentração de minerais que ele possui, como magnésio, potássio, cálcio, ferro e cobre. Este sal pode ser usado no preparo de peixes, frutos do mar, aves, carnes, saladas e legumes.

Sal Negro Indiano

O Sal Negro Indiano é uma variedade popular de sais vulcânicos, muito utilizado na Índia, no Paquistão e também em outros países. Também é conhecido como Sal Indiano ou Sal Kala Namak, de cor incomum que vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais. Na Índia, o sal negro é frequentemente prescrito pelos médicos aos pacientes que sofrem de hipertensão, devido a sua baixa concentração de sódio.

Flor de sal

A Flor de sal se consagrou com a gourmetização. Ele é retirado da superfície da água, em forma de pequenos cristais. Possui mais sódio do que o sal de cozinha, além de grandes quantidades de magnésio e potássio, além de um sabor mais intenso e crocante.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar