Já Pensou em Sumir do Mapa? – Afina Menina

Já Pensou em Sumir do Mapa?

Conforme conversamos na semana passada, o mundo está cada vez mais conectado, e estamos esquecendo de se conectar com nós mesmos.

No meio de tantos compromissos, tarefas, notificações no celular e pessoas para responder, criamos um excesso de estresse que faz com que tenhamos vontade de fugir dos problemas para uma ilha paradisíaca.

E não estou falando em desistir da vida, dos seus objetivos ou de cumprir suas responsabilidades. Mas de se ausentar um pouco, de respirar e organizar a vida.

Esse é um processo que prático algumas vezes no ano e que sempre me faz voltar com muito mais energia, ter mais criatividade para a minha rotina e ter minha presença mais valorizada pelas pessoas.

 

Aviso Importante

 

Antes de te falar sobre como fazer isso e dos seus benefícios. É importante ter consciência de que eu busco sumir, mas não com o objetivo de que as pessoas sintam a minha falta, isso vai acabar sendo uma consequência. O objetivo principal é focar no seu descanso mental e desenvolvimento pessoal.

E o que eu trago aqui não é uma fórmula, apenas uma reflexão, se achar útil aplique na sua vida e descubra se faz sentido para você.

 

Esse é o Momento Perfeito

 

Como ainda estamos vivendo uma pandemia, é o momento perfeito para sumir um pouco do mapa, dizer não para compromissos que não são essenciais, se afastar de “amigos” que não apoiam seus sonhos e dizer mais sim para si mesmo.

Sei que a realidade de muitas pessoas e o momento atual não permite viajar para um hotel e relaxar no alto das montanhas. Então você pode retirar esse momento na sua própria casa, filtrando as pessoas com quem conversa, desativando notificações das redes sociais e tendo mais momentos de introspecção.

Veja mais  Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Por mais que eu seja mais introvertido, sei o quanto é difícil se desconectar do mundo e das pessoas, mas a experiência é muito gratificante. Quando você se isola, consegue focar muito mais nós seus projetos e aprende a curtir mais sua própria companhia. E ao voltar para o ritmo normal passa a dar mais valor para os momentos que vive com outras pessoas. Além de que as pessoas passam a valorizar mais a sua presença, pois alguém que é comprometido consigo mesmo passa a ser encantador.

Ano passado tive a oportunidade de viajar para outro estado a trabalho, e fiquei 3 meses isolado do contato com as pessoas. Tinha apenas algumas conversas pelo celular e sai por um final de semana para descontrair a cabeça

Foi o processo mais transformador de toda minha vida, foi onde consegui tirar do papel muitos dos meus projetos de vida. Porém agora com a situação atual sigo praticando esse mesmo processo em casa.

 

Mas eu Não Posso Sumir

 

Talvez seu trabalho ou outra situação não permita que você se isole totalmente, como é o meu caso atualmente. Eu compartilho minha vida nas redes sociais e tenho acordos de parcerias para cumprir, mesmo que eu não queira preciso honrar meus compromissos e dar as caras para falar sobre algo da minha vida.

E, é claro que você não vai virar a cara para sua família e se esconder no quarto saindo só pra comer e ir ao banheiro.

Mas se sua situação é semelhante, você pode filtrar ao máximo seus contatos e compromissos, deixando na agenda só o que é extremamente essencial. Vou reforçar aqui, se afastar das “amizades” que não te apoiam, ou de pessoas que querem sugar sua energia. Prorrogar as suas lives nas redes sociais ou conversa com os contatinhos para uma data futura. Quem gosta de você de verdade vai entender totalmente seu processo e respeitar seu tempo. Você pode também diminuir a quantidade de informações que consome, filtrar só os conteúdos mais importantes, e reservar também tempo para entretenimento e relaxar com a família.

Veja mais  Ansiedade gerada pela pandemia pode influenciar na fertilidade

 

Qual o Tempo Ideal?

 

Isso é você quem precisa descobrir, pode ser um final de semana, depois uma semana, depois um mês. Eu costumo fazer por alguns dias ou semanas, e a cada vez aprendo mais sobre mim mesmo e volto mais renovado.

Você pode aproveitar esse tempo para focar em atividades físicas e cuidar do seu visual, estudar mais sobre um assunto que deseja ou começar um novo esporte. Não para impressionar as pessoas quando voltar, apesar que isso vai acontecer, mas com o intuito de melhorar sua autoestima e sua confiança em si mesmo.

Tirar esse tempo para se isolar do mundo ajuda a diluir nosso ego também, pois ao mesmo tempo que somos importantes vemos que o mundo continua funcionando sem nós. Mas que melhorando a nós mesmos, podemos contribuir para melhorar nossa vida e o mundo ao redor.

 

E aí, que tal sumir do mapa?

 

Um abraço e até a próxima semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *