Bronquite: sintomas, cuidados e prevenção – Afina Menina

Bronquite: sintomas, cuidados e prevenção

De modo geral, as doenças respiratórias estão ligadas ao ambiente onde se vive. Assim acontece com a bronquite que tem como característica os incômodos que provoca.

Bronquite é a inflamação dos brônquios, canais que fazem o transporte do ar até os pulmões. Trata-se, portanto de uma doença respiratória que pode ser aguda ou crônica.

bronquite aguda é causada geralmente por vírus mas, em alguns casos, é resultado de infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas por poluentes ambientais ou químicos. Alguns exemplos são: poeira, inseticidas, tinta e ainda ácaros e outros microrganismos como fungos.

A maioria dos especialistas apontam o cigarro como um dos principais desencadeadores dos quadros de bronquite, ou que causa agravamento das crises.

bronquite crônica pode, em alguns casos, ser extensão da bronquite aguda. Ela aumenta o risco de outras infecções respiratórias, como a pneumonia. Uma das suas principais causas é a fumaça do cigarro, sendo rara entre não fumantes.

A tosse é a principal característica da bronquite, tanto da aguda quanto da crônica. No caso da bronquite aguda, a tosse pode ser seca ou produtiva (aquela com formação de catarro).

Veja mais  Micropigmentação ajuda na recuperação da autoestima

A bronquite crônica é sempre produtiva e apresenta também outros sintomas, como:

  • Falta de ar;
  • Chiado ao respirar;
  • Febre e calafrios.

A bronquite aguda, em geral, dura de 10 a 15 dias. Como é causada por um vírus, não há um tratamento específico. Recomenda-se boa hidratação, descongestionantes e que se evite a exposição aos fatores de risco.

No caso da bronquite crônica, o ideal é não fumar ou mesmo evitar locais onde alguém esteja fumando. Inalar fumaça é extremamente prejudicial nestes casos.

São recomendados para a bronquite crônica broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios, mas qualquer um desses procedimentos só deverá ser adotado sob prescrição médica.

Afinal, o que de fato leva à bronquite?

  • Fumaça, principalmente de cigarro;
  • Poluição do ar;
  • Contato com pessoas gripadas ou resfriadas;
  • Contato com alérgenos.

Geralmente a bronquite aguda atinge principalmente crianças até 5 anos de idade e idosos, ou seja, aqueles que têm o sistema imunológico mais fraco e que, portanto, são mais suscetíveis ao ataque de bactérias e vírus.

Para evitar a bronquite, é importante viver em uma atmosfera saudável dentro de casa. É essencial evitar a proliferação de fungos, ácaros, além de outros elementos alérgenos. Por isso, é tão importante controlar a umidade do ambiente.

Veja mais  Como evitar a perda dentária causada pelo envelhecimento?

A proliferação de microrganismos se dá quando a umidade está alta, fora de controle. O ideal é que os cuidados sejam tomados em todas as residências, com ênfase àquelas onde habitam bebêsgestantes e idosos, que fazem parte do grupo de risco nos casos de bronquite.

desumidificador Desidrat da Thermomatic é um aliado na hora de garantir o conforto, bem-estar e qualidade de vida. Mantendo a umidade entre 50% e 60%, evita a proliferação de microrganismos como ácaros, bactérias e fungos, responsáveis pela formação do bolor e do mofo. Dotados de filtros, retiram as partículas em suspensão, devolvendo ao ambiente um ar muito mais saudável.

 

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *