Massoterapia, muito mais do que uma massagem

Nada melhor do que uma boa massagem para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia e se livrar daquelas dores que teimam em aparecer, além de promover o bem-estar e até mesmo a cura de algumas doenças. Essa é a massoterapia, uma conjunto de técnicas que vai além de uma simples massagem.

Conhecida como uma forma de medicina alternativa, a massoterapia consiste em um conjunto de manobras que utilizam as mãos como ferramenta principal, com o propósito de aliviar dores. O massoterapeuta Ronaldo Parpinelli, proprietário da Massoterapia Kanpai, em Curitiba, explica que a massoterapia tem como objetivo o bem-estar do paciente. “Meus pacientes geralmente são pessoas que relatam fortes dores na coluna, nos braços e membros inferiores, e meus atendimentos são voltados a pessoas que apostam na medicina alternativa para escapar de um procedimento cirúrgico ou uma intervenção medicamentosa”, explica.

De acordo com o profissional, que é especialista em medicina alternativa com foco em técnicas da medicina chinesa, como Ventosaterapia, Moxaterapia, reflexologia podal, shiatsu, Bambuterapia e massagem com pedras, a medicina alternativa se destaca por utilizar procedimentos que atuam em todo o corpo, não somente no local massageado. “Diferente da medicina convencional, a medicina alternativa, ou medicina chinesa, ou até mesmo medicina oriental, tem como base fundamentos bem específicos, com relatos que remontam a mais de 2.600 anos. A medicina alternativa trata canais energéticos, conhecidos como chakras e meridianos, que são canais por onde fluem toda a energia, seja Yin ou Yang. Com base numa anamnese, podemos direcionar o tratamento, que na grande maioria dos casos tem efeito positivo já na primeira sessão”, afirma Parpinelli.

Benefícios

Os benefícios propiciados pela técnica são vários, dentre eles está o relaxamento, a melhora de humor, até o auxílio em tratamentos médicos. A massoterapia reforça o sistema imunológico, trata alguns níveis de depressão, traz alívio da ansiedade e estresse, além de reduzir dores. De acordo com o especialista, há diferença entre massagem e massoterapia. “Massoterapia é o conjunto de toques e manobras exercidas com as mãos e outras partes do corpo ou com aparelhos específicos, sobre uma ou mais parte do corpo do paciente, com fundamentos na antiga arte médica denominada Massagem, com conceitos e campo propedêutico próprio. Portando, nós não somos massagistas, somos massoterapeutas, que trabalham com técnicas específicas da medicina alternativa, no intuito de amenizar a dor, trazendo conforto e bem estar aos nossos pacientes”, conclui o profissional.

Saiba mais

As manobras terapêuticas mais comuns deste tipo de terapia são:

  • Amassamento;
  • Deslizamento;
  • Fricção;
  • Pinçamento;
  • Vibração.

Alguns dos benefícios são:

  • Ajuda a combater a sensação de estresse;
  • Alivia tensões e reduz a ansiedade;
  • Alivia dores musculares;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Contribui para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo;
  • Diminui a insônia e melhora a qualidade do sono;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar