Notícias

Brasileiros avaliam qualidade de vida em 6,4, aponta pesquisa do Viva Real

Brasileiros avaliam qualidade de vida em 6,4, aponta pesquisa do Viva Real

 

Levantamento mostra que Rio de Janeiro tem pior nota para qualidade de vida com 6,1; estudo foi realizado em 12 capitais do país

Cada vez mais buscada, a qualidade de vida é um conjunto de condições que contribuem para o bem físico e psicológico dos habitantes de todo mundo e serve para medir diversos atributos. Pensando em entender a qualidade de vida brasileira, o Viva Real, empresa do Grupo ZAP, elaborou a pesquisa “Mapa da Qualidade de Vida 2018 – Viva Real”, junto a moradores* de 12 capitais** do país para decifrar diversos temas que envolvem o assunto. Ao todo, as capitais representam 28% do PIB brasileiro.

Questionados sobre qualidade de vida atual, 68% dos respondentes citaram notas de 7 a 10, portanto a percepção é positiva, com nota média de 6,4, em uma escala de 0 a 10, sendo 0 péssimo e 10 excelente. A cidade com maior nota média é Florianópolis (7,0), e a pior nota média é Rio de Janeiro (6,1).

Os respondentes ressaltaram  o que – para eles – é importante para se ter uma boa qualidade de vida, dentre os principais pontos justificados entre mais satisfeitos com seu momento atual estão: saúde, estabilidade financeira, relações pessoais, pouco tempo trânsito e boa alimentação. Já entre os que deram notas baixas, os pontos a melhorar são: sensação de segurança, estabilidade financeira, prática de exercícios, lazer, ter ou quitar a casa própria e ter mais tempo livre.

Dentro da pesquisa é possível realizar uma análise pela geração (X, Y e baby boomer) e classe social. As três gerações deram nota  6,3 para qualidade de vida. Já em classe social, quanto maior o poder aquisitivo, maior a percepção de qualidade de vida, com classe A e B (6,8), C (6,4) e D/E (6,0).

Para a Gerente de Inteligência de Mercado do Grupo ZAP, Cristiane Crisci, a demanda por qualidade de vida será cada vez maior. “Viver em centros urbanos traz benefícios, como mais opções de trabalho e estudo, em contrapartida sabemos que há alguns fatores negativos como poluição e trânsito. Ao lançar a pesquisa, o Viva Real visa medir fatores que levam à Qualidade de Vida, assim como pontos a serem melhorados na visão dos moradores das principais capitais brasileiras”, explica.

Em definição o que é qualidade de vida para os entrevistados em poucas palavras, os termos mais citados foram: paz, tranquilidade, segurança e saúde.

* Pesquisa realizada com 3.990 respondentes

** Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *